logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Pará sedia encontros internacionais do G20 Social

G20, OTCA e lideranças jovens debatem temas ambientais do Brasil
Baixar
Madson Euler, repórter da Rádio Nacional
17/06/2024 - 15:22
São Luís
Desmatamento Amazônia - Porto Velho (RO). Foto:  Marizilda Cruppe / Greenpeace
© Marizilda Cruppe/Greenpeace

 Pará recebe a partir desta terça-feira, 18, pela primeira vez, o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes no âmbito do G20 Social, o Y20.   

A Pré-Cúpula vai até quarta-feira no Theatro da Paz, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz. Todos os espaços estão localizados em Belém.

Estarão presentes delegações internacionais dos membros do G20 e de países da, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica ( OTCA), bem como lideranças jovens e ativistas sociais de juventude e ambientais de todo o país.

O evento é uma realização do Y20, que é um dos 13 grupos de engajamento que compõem o G20 Social. O grupo propõe a representatividade da juventude na discussão internacional. Entre os temas abordados durante o encontro estão o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética, sustentabilidade, reforma da governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mercado de trabalho.

A expectativa é que durante os dois dias de evento seja elaborado um documento com reivindicações e propostas das juventudes para estes temas e que ele seja apresentado na Cúpula das Juventudes, que acontece de 12 a 17 de agosto, no Rio de Janeiro.  Posteriormente o fruto das discussões dos jovens será levado para a 19ª Reunião Oficial da Cúpula de Líderes do G20.   Essa reunião também vai ocorrer no Rio e está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024. 

Esta será a primeira vez que o Brasil vai sediar o encontro do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia.  Juntos, esses países representam nada menos que 85% do Produto Interno Bruto mundial, mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população do planeta.

O Brasil exerce a presidência rotativa do grupo atualmente, desde o dia 1º de dezembro de 2023 até o dia 30 de novembro de 2024.
 

x