logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Cerca de 15 mil pessoas foram afetadas na cidade gaúcha
Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
16/06/2024 - 15:19
Brasília
Brasília (DF) 16/06/2024 - No sábado, 15 de junho, por volta de 22h30, ocorreu, na cidade de São Luiz Gonzaga, um fenômeno classificado pela Sala de Situação do Estado como uma microexplosão, decorrente de uma intensa instabilidade associada a uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país. 

Foto: Casa Civil RS/Divulgação
© Casa Civil RS/Divulgação

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado. Foram 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos muito fortes e chuva torrencial.

Além das residências, foram danificados dois postos de saúde, quatro escolas, o prédio da Secretaria municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e estabelecimentos comerciais. O município registrou também queda de postes de energia e de árvores em diversas ruas.

A prefeitura deve decretar situação de emergência por conta dos prejuízos.

De acordo com a Defesa Civil do estado, esse fenômeno se trata de uma microexplosão, que acontece em tempestades intensas com muitas descargas elétricas e granizo.

Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela “despeja” toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo. A chuva geralmente vem junto com rajadas de vento que podem chegar a 150 quilômetros por hora, explicou a Defesa Civil. 

x