Débora Ávila conta como é estar na linha de fogo no Pantanal

Única mulher do grupo de brigadistas, se diz orgulhosa do trabalho

Publicado em 04/07/2024 - 15:25 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Pantanal está em chamas. As queimadas deste ano podem ser as piores da história. A principal causa é a ação humana. Mas, pelas mesmas mãos que causam o fogo, ele é extinto. 

Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que concentra cerca de 70% dos focos, a brigadista do Prevfogo do Ibama, Débora Ávila, tem o papel de combate às chamas.

“A gente caminha muito, três, quatro, cinco quilômetros, dependendo da linha de fogo, carregando ferramenta. Cada um pega um pouco e vamos embora pra linha de fogo”.

A brigadista Débora Ávila nasceu e mora em Corumbá. Ela é a única mulher num grupo de 45 combatentes na brigada da cidade. E se diz orgulhosa do trabalho.

“Pouquinho de emoção, apagando o fogo... é gratificante você estar podendo fazer o bem. Orgulho de ser mulher estar ali com eles. Gosto do que estou fazendo, estou representando a mulher brasileira ali com força e garra”.

A brigadista Débora Ávila entrou no Prevfogo depois da morte do filho de 5 meses, em 2020. O bebê faleceu em decorrência de complicações respiratórias causadas pela fumaça dos incêndios no Pantanal.

Ela conta dos perigos que já passou no combate às chamas.

“A gente tava combatendo de frente e o vento mudou de direção. Veio pra nós. E eu pensei que era o fim. Mas aí Deus enviou uns anjos, brigadistas, que ajudaram a gente. Queimamos sobrancelha, pontas do cabelo...”.

Apenas, neste ano, já são mais de 3,7 mil focos de fogo e 700 mil hectares destruídos no Pantanal.

O ano de 2024 pode ser o pior da história.

Edição: Leila Santos / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Começa a valer regras para evitar uso da máquina pública nas eleições

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo