ONU atualiza diretrizes de gestão de riscos em incêndios florestais

Publicado em 30/07/2024 - 14:46 Por Madson Euler - São Luís

Especialistas da ONU alertam para os riscos envolvendo incêndios florestais. E, com as mudanças climáticas, a expectativa do órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação é que as queimadas sejam cada vez mais frequentes e, por isso, faz algumas recomendações.

O documento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)  sugere ações para que os países possam gerenciar riscos de incêndios florestais prejudiciais.

Essa é uma iniciativa do Centro Global de Gerenciamento de Incêndios, criado pela ONU em 2023, e atualiza as diretrizes publicadas há 20 anos.

A ideia é contextualizar as ações com a atual crise climática que apresenta aumento da seca, altas temperaturas do ar e ventos fortes em várias regiões do planeta.

Entre as diretrizes estão tomada de decisão e implantação de medidas antes, durante e depois de um incêndio, ações que possibilitem a inclusão de povos indígenas e detentores de conhecimento que possam contribuir com o gerenciamento de incêndios e a restauração de áreas devastadas.

Segundo dados da agência de Agricultura e Alimentação da ONU, as previsões apontam que os incêndios florestais extremos podem ser cerca de 50% mais frequentes até o final do século. Atualmente, as queimadas atingem, por ano, até 370 milhões de hectares da superfície da Terra.

Além da questão ambiental, a ONU alerta para os riscos de impacto das queimadas nos meios de subsistência de comunidades causando aumento da insegurança alimentar. O relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo das Nações Unidas”, publicado em julho, estima que 733 milhões de pessoas enfrentaram fome em 2023.

 

Edição: Samia Mendes / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo
Geral

Defensoria pede plano de combate a incêndios em terras indígenas

A Defensoria Pública da União (DPU) manifestou-se a favor de ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no Mato Grosso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo