Brasília amanheceu, nesta segunda-feira, pelo segundo dia consecutivo, coberta por fumaça. A capital sofre os efeitos dos incêndios na região Sudeste. Ventos trouxeram a fumaça da região para o Distrito Federal.
A Polícia Federal já abriu 31 inquéritos para investigar incêndios criminosos. Dois são em São Paulo e os outros 29 na Amazônia e no Pantanal.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comparou os incêndios no estado paulista com o “Dia do Fogo”, no Pará, em agosto de 2019. Naquele ano, grileiros, garimpeiros e fazendeiros contrataram motoqueiros para colocarem fogo no bioma amazônico.
Para Marina Silva, o que ocorre em São Paulo é uma situação atípica, pois em apenas dois dias aconteceram ao mesmo tempo incêndios em vários municípios.
Em 2024, o Brasil registra mais de 107 mil focos de incêndio, 43% a mais que em todo o ano passado. Mato Grosso apresentou o maior número de queimadas, com 21 mil focos. São Paulo está em sétimo lugar, com mais de 5 mil. Apenas na última semana, foram mais de 2.800 focos.