logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Desmatamento torna parte da Amazônia fonte emissora de gás carbônico

Estudo inédito ressalta gravidade da situação na região amazônica
Baixar
Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional
10/09/2024 - 14:43
Rio de Janeiro
Fumaça de queimadas sobe em floresta tropical na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 2 de março de 2024. REUTERS/Bruno Kelly
© REUTERS/Bruno Kelly

Estudo inédito sobre a gravidade da situação ambiental da Amazônia aponta que parte da floresta virou fonte de emissão de carbono, principal gás do efeito estufa. O processo, segundo a pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é estimulado pelo desmatamento e pelas queimadas.

A pesquisadora ressalta que uma das funções da Amazônia é servir como uma proteção natural contra as mudanças climáticas. No entanto, a degradação desse bioma, estimulada pela ação humana, resulta no que ela classifica como extermínio da vida silvestre e em um acelerador de efeitos climáticos intensos, que impactam não só o Brasil, mas toda a América Latina.

Em 2020, lembra a pesquisadora, 24 árvores foram cortadas por segundo no Brasil. Apesar do cenário preocupante, a cientista acredita na mudança. Mas, para isso, aponta Luciana Gatti, teremos que devolver para a natureza uma parte do que foi tirado dela e levar uma vida mais sustentável.

O estudo foi apresentado durante um evento que está sendo realizado nesta semana em Campinas, no interior de São Paulo, e que discute as alterações climáticas, como a ocorrência de chuvas intensas, enchentes e secas prolongadas. Com o tema "Ciência do Clima e a Comunicação Social da Emergência Climática", o seminário reúne especialistas e pesquisadores que compartilham estudos e debatem os impactos das mudanças climáticas no país e no mundo.

x