Brasil registra mais de 154 mil focos de calor em 2024

Amazônia é o bioma mais atingido pelos incêndios

Publicado em 02/09/2024 - 19:46 Por Sara Barreto - estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

Mais de 154 mil focos de calor foram registrados neste ano no Brasil. O dado é do Programa Queimadas, do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Entre os focos registrados no domingo (1) e nesta segunda-feira (2), a Amazônia concentrou o maior número de frentes de fogo, com 42%, segundo imagens geradas por satélite.

Pela extensão de seu território, a Amazônia é o bioma mais atingido. Entre os municípios, o mais afetado é Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde foram detectados mais de 4 mil focos de incêndio. Em segundo lugar está Apuí, no Amazonas, com mais de 3 mil registros até o dia 27 de agosto.

De acordo com o Lassa, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais de 5,5 milhões de hectares da Amazônia, e mais de 2 milhões de hectares no Pantanal, já foram consumidos pelo fogo até esse domingo.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima informou que, atualmente, quase 1.500 brigadistas do Ibama e do ICMBio atuam contra o fogo na Amazônia.

No Pantanal, esses órgãos atuam com quase 400 profissionais. Também ajudam no combate aos incêndios, 300 militares das Forças Armadas, 80 da Força Nacional de Segurança Pública e 10 agentes da Polícia Federal. Dezoito aeronaves e 50 embarcações do governo federal também fazem parte das ações.

Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia.

No dia 10 de setembro, o cumprimento da medida será avaliado em audiência de conciliação, que tratará de ações de descumprimento de preceito fundamental sobre esse tema.

*Com supervisão de Roberta Lopes. 

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo