Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

Publicado em 10/09/2024 - 15:27 Por Gabriel Correa, repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

A atual estiagem severa e o superaquecimento das águas do Lago Tefé, no Médio Rio Solimões, no interior do Amazonas, estão mais graves do que o registrado no ano passado. Entre setembro e outubro de 2023, 209 botos-vermelhos e tucuxis morreram por causa da temperatura das águas, que alcançou mais de 40°C. Neste ano, a estiagem chegou com antecedência de pelo menos 20 dias.

Nesta segunda-feira, 9 de setembro, a temperatura alcançou 37°C. Se essa tendência de aumento continuar nos próximos dias, acende-se o alerta para os animais que vivem no lago, especialmente botos e peixes, conforme explicou Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá.

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais. Se a diminuição do nível continuar no ritmo atual, o ponto mais seco do ano passado será alcançado em menos de duas semanas.

Naquele período, 179 botos-vermelhos morreram no Lago Tefé. A população da espécie é estimada em apenas 900 animais. Próximo ao local, pesquisadores encontraram outras 122 carcaças de botos-vermelhos e tucuxis em lagos de Coari, município vizinho a Tefé. É um perigo que se repete este ano em várias outras regiões da floresta amazônica, alerta Miriam.

Para tentar evitar um cenário igual ou ainda pior, o Instituto Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência, trabalha desde o início do ano. Cerca de 50 outros lagos, que poderiam sofrer os mesmos impactos nas próximas semanas, já foram identificados, e os pesquisadores discutem com a prefeitura de Tefé o isolamento antecipado de trechos críticos, onde os animais possam ficar presos.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo