Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Onze parques já podem receber visitantes sem restrições

Publicado em 19/09/2024 - 15:15 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As unidades de conservação gerenciadas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), no Rio de Janeiro, serão reabertas. Os parques foram fechados, no último fim de semana, por causa dos focos de incêndios florestais. A reabertura foi autorizada pelo governador Cláudio Castro. Mais de 3.500 hectares foram queimados, justamente em áreas de conservação. 

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

O fechamento teve como objetivo ajudar a conter as chamas, proteger a população e permitir que o corpo técnico se concentrasse no combate às queimadas.

O Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 1.400 focos, desde a criação da força-tarefa de combate às chamas florestais, no último dia 12. Mais de 1.100 militares e 170 guarda-parques foram mobilizados para este período. Profissionais da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros seguem monitorando as condições meteorológicas e climáticas no estado. 

Outra região afetada por fortes incêndios é a Baixada Fluminense. O Ministério Público do Rio instaurou inquérito civil para apurar as providências tomadas no combate aos focos de incêndios em vários municípios da localidade.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Saúde

Internações hospitalares por doenças respiratórias aumentam 28%

O estudo mostra que mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e poluição têm elevado o número de casos, o que fez as doenças respiratórias sobrecarregarem as unidades de saúde.

Baixar arquivo
Cultura

Lei cria o Dia Nacional do Museu - 18 de maio

A lei também cria o projeto Adote um Museu para incentivar e promover a conservação e a manutenção dos museus públicos de interesse nacional, de bens e equipamentos públicos de preservação de obras sob a administração da União.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias de 21 territórios quilombolas recebem titulação da sua terra

Famílias tradicionais de 21 territórios quilombolas receberam, nesta quinta-feira, a titulação de áreas em nove estados do país, principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Economia

Economistas avaliam que o aumento da Selic para 10,75% não surpreende

O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que a decisão do Copom não surpreendeu o mercado. Mas há sim repercussões negativas, já que o crédito vai ficar mais caro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

Baixar arquivo