Universo: Ouvimos uma astrônoma para saber sobre os objetos celestes e a rotação da Terra. Vamos lá?

Universo

Publicado em 15/01/2018 - 05:46 Por Apresentação Lana Cristina e Victor Ribeiro - Brasília

O programa desta semana comenta sobre fenômenos celestes do mês de janeiro como a Super Lua, a chamada de Lua Azul, que ocorre no dia 31, e também a luz cinérea. No dia 20, ocorre a luz cinérea, que é quando a lua brilha na luz refletida da Terra. Ou seja, a luz do Sol bate na Terra, e é essa luz refletida do Sol na Terra e que brilha na lua que se chama de luz cinérea. Isso faz com que a nossa lua apareça como um fino crescente durante o crepúsculo, com o restante do seu disco como que sombreado.

 

Mas o destaque fica para a entrevista com a astrônoma Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional (ON), uma unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações. Ela é pesquisadora titular do ON, da área de ciências planetárias, que estuda os objetos do sistema solar e os corpos planetários. Daniela coordena o projeto Impacton, que começou há alguns anos com o objetivo de instalar um telescópio no Nordeste.

 

Hoje, esse telescópio está em operação. Batizado com o nome de Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, ele fica na cidade de Itacuruba, no estado de Pernambuco. É o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro. O maior, que tem 1,5 metro de diâmetro, fica na cidade de Itajubá, Minas Gerais, e é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). O objetivo do projeto Impacton é observar, monitorar e estudar as propriedades físicas de pequenos corpos, como asteroides e cometas, que têm risco de colisão com a Terra.

 

Perguntamos a Daniela por que não sentimos a Terra girar e pedimos que ela nos desse a definição de planetas, planetas-anões, satélites, asteroides e cometas. Na entrevista, ela nos dá uma verdadeira aula do que é o nosso sistema solar e também fala porque Plutão deixou de ser planeta.

 

Universo ficar por aqui!  Apresentação: Lana Cristina e Victor Ribeiro


Sonoplastia: Messias Melo

 

Até a próxima semana, pessoal!

 

 

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo