Universo: Ouvimos uma astrônoma para saber sobre os objetos celestes e a rotação da Terra. Vamos lá?

Universo

Publicado em 15/01/2018 - 05:46 Por Apresentação Lana Cristina e Victor Ribeiro - Brasília

O programa desta semana comenta sobre fenômenos celestes do mês de janeiro como a Super Lua, a chamada de Lua Azul, que ocorre no dia 31, e também a luz cinérea. No dia 20, ocorre a luz cinérea, que é quando a lua brilha na luz refletida da Terra. Ou seja, a luz do Sol bate na Terra, e é essa luz refletida do Sol na Terra e que brilha na lua que se chama de luz cinérea. Isso faz com que a nossa lua apareça como um fino crescente durante o crepúsculo, com o restante do seu disco como que sombreado.

 

Mas o destaque fica para a entrevista com a astrônoma Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional (ON), uma unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações. Ela é pesquisadora titular do ON, da área de ciências planetárias, que estuda os objetos do sistema solar e os corpos planetários. Daniela coordena o projeto Impacton, que começou há alguns anos com o objetivo de instalar um telescópio no Nordeste.

 

Hoje, esse telescópio está em operação. Batizado com o nome de Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, ele fica na cidade de Itacuruba, no estado de Pernambuco. É o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro. O maior, que tem 1,5 metro de diâmetro, fica na cidade de Itajubá, Minas Gerais, e é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). O objetivo do projeto Impacton é observar, monitorar e estudar as propriedades físicas de pequenos corpos, como asteroides e cometas, que têm risco de colisão com a Terra.

 

Perguntamos a Daniela por que não sentimos a Terra girar e pedimos que ela nos desse a definição de planetas, planetas-anões, satélites, asteroides e cometas. Na entrevista, ela nos dá uma verdadeira aula do que é o nosso sistema solar e também fala porque Plutão deixou de ser planeta.

 

Universo ficar por aqui!  Apresentação: Lana Cristina e Victor Ribeiro


Sonoplastia: Messias Melo

 

Até a próxima semana, pessoal!

 

 

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

 

 

 

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo