Para minimizar impactos ambientais e gerar economia, a Prefeitura de Boa Vista, em Roraima, tomou a iniciativa de instalar nos abrigos de ônibus, placas e baterias recarregáveis para a geração de energia solar. Elas serviriam para a iluminação nas paradas durante a noite.
Mas, dos 380 primeiros abrigos que receberam os equipamentos, 270 foram furtados. Foram levadas 12 placas solares, 11 módulos de caixa completa, 538 baterias e 29 controladores. O prejuízo para a prefeitura foi de aproximadamente de R$ 800 mil.
A prefeitura decidiu recolher o restante dos equipamentos e agora eles ficam em uma usina, instalada na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente.
Cento e sessenta abrigos simples já estão funcionando por meio da energia gerada pela usina de painel solar e por meio da concessionária. O restante está sendo adaptado gradativamente.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a iniciativa gera uma economia de cerca de R$ 6 mil mensais com a capacidade de produção de 60 quilowatts (kW). Agora, vários abrigos da cidade estão sendo interligados à rede elétrica e à usina.
A energia produzida é suficiente para suprir as necessidades e gerar excedentes que são devolvidos à rede elétrica.