Antártica: missão brasileira checa últimos detalhes para reinauguração da Estação Comandante Ferraz

Estação Comandante Ferraz

Publicado em 05/11/2019 - 21:35 Por Maurício de Almeida - Antártica

O avião que levou a missão brasileira para a Antártica partiu da cidade chilena de Punta Arenas, no extremo sul do continente sul- americano.

 

O voo na região é considerado muito difícil devido às bruscas mudanças meteorológicas e aos ventos que podem chegar a 200 km/h.

 

Por isso, a aeronave só decola quando o trajeto em rota é considerado ideal. A viagem durou pouco menos de três horas. O pouso foi realizado numa pista de cascalho no meio das geleiras antárticas.

 

O major Diego de Oliveira, que é um dos pilotos do avião, fala sobre as dificuldades da viagem.

 

Depois de vários dias viajando, finalmente chegou a hora do desembarque. Descendo do Hércules, precisamos caminhar com cuidado porque a pista está escorregadia. Parece que mergulhamos em outro mundo. Um continente branco com geleiras imponentes que impressionam.

 

Até para os mais experientes, a sensação de voltar ao continente gelado emociona. É o caso do capitão-tenente Moisés, que já trabalhou durante um ano na Antártica e, agora, atua na equipe de logística para levar passageiros e mantimentos para a região.

 

Esta viagem para a Antártica tem um motivo especial. Checar os últimos detalhes para a reinauguração da base brasileira Comandante Ferraz, em janeiro. Como o pouso foi realizado numa pista na base chilena, precisamos embarcar no navio polar Almirante Maximiliano para chegar na estação do Brasil.

 

A embarcação possui cinco laboratórios e realiza 40% das pesquisas brasileiras no continente gelado. Atualmente, entre os cientistas a bordo, estão pesquisadores das universidades federais da Bahia e de Pernambuco.

 

Durante a navegação, eles coletam dados que ajudam a descobrir o impacto das correntes marítimas da Antártica no clima brasileiro. Moacyr araújo, que é vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco diz que sem o apoio da Marinha, a equipe não conseguiria realizar o trabalho.

 

O desenvolvimento de pesquisas na Antártica garante a permanência do Brasil num seleto grupo de nações que definem o futuro da região.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo