Mais 57 agrotóxicos são liberados, sendo dois deles inéditos

467 liberações em 2019

Publicado em 27/11/2019 - 14:21 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento autorizou o uso de mais 57 agrotóxicos, dois deles inéditos. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).

 

Para o combate ao percevejo marrom, praga da cultura da soja, poderá ser utilizado um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus Podisi. Outro produto aprovado é formulado à base de óleo de casca de laranja, que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface, agrião, brócolis e couve flor.

 

Além destes, o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária traz o registro de 55 produtos genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam no mercado.

 

Segundo o Ministério, a intenção é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos agrotóxicos, fazendo cair o custo da produção.

 

Apenas em 2019 foram publicadas no Diário Oficial da União 467 liberações de agrotóxicos, no entanto, 63 foram suspensas pela justiça.

 

Ainda de acordo com o ministério, nos últimos anos, diversas medidas desburocratizantes foram adotadas para que a fila de registros de defensivos ande mais rápido no Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo