Universo: Tecnologia espacial é usada no combate ao coronavírus

Universo

Publicado em 12/06/2020 - 15:12 Por Apresentação de Adrielen Alves - Brasília

A tecnologia espacial está a serviço do combate ao coronavírus.

 

Agências espaciais têm utilizado o que há de mais tecnológico para ajudar nas pesquisas e no combate à pandemia que atinge o planeta há meses.

 

A ESA – Agência Espacial Europeia – anunciou que um laboratório móvel vai ajudar no diagnóstico dos casos da Covid-19 entre profissionais que estão na linha de frente na Itália. A ideia é mapear aqueles que já estão recuperados para que possam voltar o quanto antes ao trabalho.

 

O laboratório móvel chamado de B-Life foi construído por uma universidade belga em parceria com a ESA.

 

A agência espacial explica que além dos testes, o laboratório conta com tecnologias espaciais para análise das amostras, para comunicação em tempo real, inclusive com transferência de dados em massa.

 

Ainda conta com um sistema de geolocalização vai satélite que permite um mapeamento epidemiológico em tempo real.

 

O B-Life já foi usado durante surtos como o do Ebola, na África.

 

Nos Estados Unidos, a Nasa - Agência Espacial norte-americana colocou um supercomputador usado para estudos climáticos à disposição de laboratórios, universidades e empresas que buscam uma vacina para o coronavírus.

 

E aqui no Brasil, um estudo desenvolvido por dois astrônomos, mostra como os modelos matemáticos e aplicações da Física podem ajudar os governos locais a elaborar estratégias de combate à pandemia.

 

O astrônomo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias Nascimento e o doutor pela Universidade do Novo México Wladimir Lyra usaram técnicas da astrofísica para mapear número de casos e mortes no Brasil.

 

Na USP – Universidade de São Paulo - um levantamento do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas investiga a relação entre a qualidade do ar e o nível de contaminação pela Covid-19.

 

Para os cientistas, a poluição pode ser um vetor para disseminação do vírus.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

Baixar arquivo
Saúde

Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Baixar arquivo
Geral

Roubo de cabos de energia dificultou trajetos do metrô em São Paulo

Segundo o Metrô, foram roubados 30 metros de cabos do sistema que alimenta a energia dos trens. A confusão começou por volta das 5h e também comprometeu a operação na Linha Azul.

Baixar arquivo
Saúde

INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Para além dos riscos da transmissão de doenças como a covid, caso a mangueira seja compartilhada, uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns. 

Baixar arquivo