Universo: Tecnologia espacial é usada no combate ao coronavírus

Universo

Publicado em 12/06/2020 - 15:12 Por Apresentação de Adrielen Alves - Brasília

A tecnologia espacial está a serviço do combate ao coronavírus.

 

Agências espaciais têm utilizado o que há de mais tecnológico para ajudar nas pesquisas e no combate à pandemia que atinge o planeta há meses.

 

A ESA – Agência Espacial Europeia – anunciou que um laboratório móvel vai ajudar no diagnóstico dos casos da Covid-19 entre profissionais que estão na linha de frente na Itália. A ideia é mapear aqueles que já estão recuperados para que possam voltar o quanto antes ao trabalho.

 

O laboratório móvel chamado de B-Life foi construído por uma universidade belga em parceria com a ESA.

 

A agência espacial explica que além dos testes, o laboratório conta com tecnologias espaciais para análise das amostras, para comunicação em tempo real, inclusive com transferência de dados em massa.

 

Ainda conta com um sistema de geolocalização vai satélite que permite um mapeamento epidemiológico em tempo real.

 

O B-Life já foi usado durante surtos como o do Ebola, na África.

 

Nos Estados Unidos, a Nasa - Agência Espacial norte-americana colocou um supercomputador usado para estudos climáticos à disposição de laboratórios, universidades e empresas que buscam uma vacina para o coronavírus.

 

E aqui no Brasil, um estudo desenvolvido por dois astrônomos, mostra como os modelos matemáticos e aplicações da Física podem ajudar os governos locais a elaborar estratégias de combate à pandemia.

 

O astrônomo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias Nascimento e o doutor pela Universidade do Novo México Wladimir Lyra usaram técnicas da astrofísica para mapear número de casos e mortes no Brasil.

 

Na USP – Universidade de São Paulo - um levantamento do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas investiga a relação entre a qualidade do ar e o nível de contaminação pela Covid-19.

 

Para os cientistas, a poluição pode ser um vetor para disseminação do vírus.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo