Pesquisadora da UFG cria ferramenta para avaliar desenvolvimento da escrita na alfabetização
Avaliar o desenvolvimento da escrita de cada aluno durante a alfabetização pode ser uma tarefa trabalhosa para educadores, principalmente, quando a turma é grande. Mas uma nova tecnologia criada na Universidade de Goiás pode auxiliar no acompanhamento das crianças como explica a pesquisadora Jaline Mombach.
A ferramenta permite que o professor avalie vários alunos ao mesmo tempo. A pesquisadora acrescenta que uma das propostas é que a criança consiga utilizar a tecnologia de forma mais autônoma.
Jaline Mombach conta que o aplicativo também pode ser usado em escolas onde não há conexão de internet.
Além de ser aplicada no ambiente escolar, a nova tecnologia também pode ajudar na alfabetização de crianças hospitalizadas ou que fazem acompanhamento escolar extraclasse.
Com a pandemia, os testes que deveriam ser feitos em sala de aula foram suspensos, mas a pesquisadora trabalha em outra alternativa.
Orientada pelo professor da UFG, Fabrizzio Soares, a pesquisa teve início em 2018. O protótipo do módulo infantil já foi concluído. Os diagnósticos e os resultados podem ser compartilhados com profissionais de saúde que acompanham a criança e permite que a família participe de maneira ativa do processo de alfabetização.