Pesquisadora da UFG cria ferramenta para avaliar desenvolvimento da escrita na alfabetização

Universidade de Goiás

Publicado em 13/07/2020 - 10:48 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Avaliar o desenvolvimento da escrita de cada aluno durante a alfabetização pode ser uma tarefa trabalhosa para educadores, principalmente, quando a turma é grande. Mas uma nova tecnologia criada na Universidade de Goiás pode auxiliar no acompanhamento das crianças como explica a pesquisadora Jaline Mombach.

 

A ferramenta permite que o professor avalie vários alunos ao mesmo tempo. A pesquisadora acrescenta que uma das propostas é que a criança consiga utilizar a tecnologia de forma mais autônoma.

 

Jaline Mombach conta que o aplicativo também pode ser usado em escolas onde não há conexão de internet.

 

Além de ser aplicada no ambiente escolar, a nova tecnologia também pode ajudar na alfabetização de crianças hospitalizadas ou que fazem acompanhamento escolar extraclasse.

 

Com a pandemia, os testes que deveriam ser feitos em sala de aula foram suspensos, mas a pesquisadora trabalha em outra alternativa.

 

Orientada pelo professor da UFG, Fabrizzio Soares, a pesquisa teve início em 2018. O protótipo do módulo infantil já foi concluído. Os diagnósticos e os resultados podem ser compartilhados com profissionais de saúde que acompanham a criança e permite que a família participe de maneira ativa do processo de alfabetização.  

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Estação de metrô em SP vai servir de abrigo noturno por causa do frio

Com a chegada de uma frente fria a estação de metrô Pedro II, no centro da capital paulista, virou abrigo noturno para acolher pessoas em situação de rua.

Baixar arquivo
Saúde

Projeto social oferece gratuitamente micropigmentação aureolar

A micropigmentação aureolar segue os princípios básicos de tatuagens, mas a tinta é aplicada apenas na camada mais superficial da pele. Segundo a idealizadora do projeto, Andreia Ferreira, a técnica é tranquila e o procedimento dura em torno de três horas.

Baixar arquivo
Cultura

Rio retoma incentivo a cultura e edital disponibiliza R$ 20 milhões

A cidade do Rio de Janeiro vai retornar com as políticas de incentivo à cultura. O primeiro passo será a abertura do edital de fomento à cultura carioca, o Foca, que prevê cerca de R$ 20 milhões em recursos para mais de 300 projetos.

Baixar arquivo
Saúde

Hepatites virais atingem 680 mil pessoas no Brasil nos últimos 21 anos

Para alertar sobre os riscos e a importância do diagnóstico precoce no fígado, 28 de julho foi definido pela OMS como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Baixar arquivo
Educação

Ministério Público fiscaliza escolas para volta às aulas no DF

O Ministério Público do Distrito Federal está visitando escolas de ensino fundamental e médio da rede pública para verificar as condições desses locais e garantir um retorno seguro as aulas presenciais.

Baixar arquivo
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo