Pesquisadores da PB estudam repelente natural contra o Aedes aegypti

Projeto envolve escolas e postos de saúde no cultivo e produção

Publicado em sábado, 21 Novembro, 2020 - 15:30 Por Gésio Passos - Brasília

Um projeto de pesquisadores brasileiros estuda formas naturais para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya. É o ZIKA UEPB, projeto da Universidade Estadual da Paraíba.

Inicialmente, foram implementados três laboratórios vivos em escolas e postos de saúde, com cultivo de diversas espécies de plantas quem repelem o mosquito. Esses laboratórios produziam mudas para distribuição na comunidade e até hortaliças para as escolas.

O engenheiro agrônomo e professor da UEPB, Walter Vasconcelos, que participa do projeto, explica que a proposta envolve toda a comunidade na produção do repelente natural.           

Na fase atual, o projeto prevê uma série de oficinas para produção do repelente natural, feito à base de citronela. A primeira aconteceu na Escola Municipal José Mariano, na cidade de Junco do Seridó.

O professor Walter Vasconcelos afirma que a proposta busca uma solução barata e acessível para a população.

O próximo passo é ampliar os estudos científicos para atestar a eficácia do repelente natura, como explica Vasconcelosl.

O projeto é uma parceria de diversos departamentos da UEPB com instituições como a Fiocruz, a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Nacional do Semiárido, em um esforço de desenvolver tecnologias sociais, saúde pública e a educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Governador de Santa Catarina é absolvido em processo de impeachment

Afastado do cargo desde o dia 27 de outubro, Carlos Moisés retorna ao posto com a decisão de hoje. Processo foi o primeiro a ser analisado, e governador ainda será julgado novamente

Baixar arquivo
Educação

Encceja abre inscrições dia 11 de dezembro

As provas estão marcadas para o dia 25 de abril de 2021 em todos os estados e no Distrito Federal

Baixar arquivo
Eleições 2020

Candidatos derrotados no 1º turno fazem manifestação em Manaus

O atraso na divulgação dos votos para prefeitos e vereadores, em todo país, durante a votação no 1º turno das eleições municipais, gerou desconfiança em parte da população, em muitos vídeos de candidatos derrotados no pleito, que afirmaram que houve fraude no sistema de votaçã

Baixar arquivo
Economia

IGP-M volta a subir em novembro e já acumula alta de 24% em 12 meses

Depois do avanço registrado em outubro, o IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, utilizado como referência para a correção de contratos, como os de aluguel de imóveis, voltou a subir em novembro. A alta foi de 3,28%.

Baixar arquivo
Educação

Graphogame será utilizado na alfabetização de crianças até os 9 anos

A alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade no Brasil vai contar com um reforço: é o Graphogame, um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets. Além disso, não é necessário estar conectado à internet para utilizá-lo.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer e Biontech estão em processo de submissão contínua na Anvisa

Dados referentes aos estudos da vacina dos laboratórios Pfizer e Biontech foram incluídos no processo de submissão contínua, na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo