Pesquisadores da PB estudam repelente natural contra o Aedes aegypti

Projeto envolve escolas e postos de saúde no cultivo e produção

Publicado em 20/11/2020 - 18:10 Por Gésio Passos - Brasília

Um projeto de pesquisadores brasileiros estuda formas naturais para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya. É o ZIKA UEPB, projeto da Universidade Estadual da Paraíba.

Inicialmente, foram implementados três laboratórios vivos em escolas e postos de saúde, com cultivo de diversas espécies de plantas quem repelem o mosquito. Esses laboratórios produziam mudas para distribuição na comunidade e até hortaliças para as escolas.

O engenheiro agrônomo e professor da UEPB, Walter Vasconcelos, que participa do projeto, explica que a proposta envolve toda a comunidade na produção do repelente natural.           

Na fase atual, o projeto prevê uma série de oficinas para produção do repelente natural, feito à base de citronela. A primeira aconteceu na Escola Municipal José Mariano, na cidade de Junco do Seridó.

O professor Walter Vasconcelos afirma que a proposta busca uma solução barata e acessível para a população.

O próximo passo é ampliar os estudos científicos para atestar a eficácia do repelente natura, como explica Vasconcelosl.

O projeto é uma parceria de diversos departamentos da UEPB com instituições como a Fiocruz, a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Nacional do Semiárido, em um esforço de desenvolver tecnologias sociais, saúde pública e a educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde do Rio pede para que população tome a segunda dose

O secretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, voltou a falar sobre a importância de a população tomar a segunda dose da vacina contra Covid, a única forma de garantir a eficácia da imunização. Ele fez um apelo a todos aqueles que ainda não retornaram aos postos para completar a vacinação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Sales sai do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Leite assume a pasta

O advogado Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente, nesta quarta-feira. A exoneração está publicada no Diário Oficial da União. Quem assume a pasta é Joaquim Álvaro Pereira Leite.

Baixar arquivo
Educação

Ministério da Educação lança cursos para atualização de educadores

O Ministério da Educação está lançando, por meio do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação, alguns cursos voltados a pessoas que tem interesse na área. A ideia é fazer com que elas se atualizem sobre as necessidades da atual política curricular da educação básica.

Baixar arquivo
Esportes

Região da Costa Verde, no Rio, recebe evento de esporte e lazer

A Costa Verde do Rio de Janeiro, que concentra as cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Rio Claro, vai receber, nesta quinta-feira, o “Fórum de Esporte, Lazer e Juventude”.

Baixar arquivo
Cultura

No centenário de morte de João do Rio site apresenta textos inéditos

Há cem anos, em 23 de junho de 1921,  morria João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, ou João do Rio, pseudônimo que o tornou conhecido. O escritor e jornalista é lembrado por ter desvendado a alma das ruas cariocas.

Baixar arquivo
Política

CPI aprova requerimento para ouvir Wilson Witzel em reunião secreta

Ex-governador do Rio de Janeiro já depôs na CPI da Pandemia na semana passada, mas pediu para esclarecer alguns fatos de forma privada. Senadores governistas questionaram a validade do depoimento em sessão secreta. 

Baixar arquivo