STF tem 3 votos para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma

O Supremo Tribunal Federal já tem três votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento com emprego de arma. Zambelli pode ser condenada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semi-aberto.
O Ministério Público Federal acusa a parlamentar de ter sacado arma de fogo e perseguido o jornalista Luan Araújo pelas ruas de São Paulo até um restaurante, após uma discussão política. O ato foi gravado em vídeo e ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
O relator da ação, o ministro Gilmar Mendes, argumentou que a ação da deputada foi criminosa e não encontra amparo no Estado Democrático de Direito. O ministro também pediu a perda do mandato parlamentar de Zambelli.
O relator foi acompanhado pelo ministro Alexandre de Moraes e pela ministra Cármen Lúcia. O julgamento em plenário virtual vai até 28 de março e ainda faltam os votos de 8 ministros.
A defesa de Zambelli sustentou que ela detinha porte da arma, sem qualquer restrição. Afirma ainda que a deputada reagiu após ser insultada e pediu que fosse declarada improcedente a denúncia.
Carla Zambelli foi condenada em janeiro com a perda do mandato de deputada pelo TRE de São Paulo por uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político. Essa decisão ainda cabe recurso.





