Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

Testes pré-clínicos em camundongos apresentaram bons resultados

Publicado em 09/11/2020 - 11:55 Por Beatriz Evaristo - Brasília
Atualizado em 10/11/2020 - 10:13

Para combater a covid-19, em todo o mundo, há pelo menos 40 vacinas em fase de testes clínicos. Enquanto laboratórios trabalham em uma nova fórmula que possa deixar as pessoas imunes ao SARS-Cov-2, o uso de uma vacina veterinária em humanos está em estudo na Universidade Estadual do Ceará.

Quem explica essa ideia inovadora é o pesquisador e doutorando do Programa da Rede Nordeste de Biotecnologia, Ney Carvalho Almeida:

“A coronavirose aviária tem uma certa semelhança com a Covid-19. Então, por que não testar essa vacina para bronquite infecciosa aviária em humanos? E a gente sabia que o coronavírus aviário não é uma zoonose, ele não é transmitido para o ser humano. A gente sabia também que o ser humano produz anticorpos contra o coronavírus aviário.”

O cientista conta que os testes pré-clínicos, realizados em camundongos, têm apresentado bons resultados contra o novo coronavírus.

“Os camundongos não adoeceram da doença da ave assim como o humano não adoece. E, consequentemente, nos testes de laboratório, que a gente pegou os anticorpos dos camundongos e colocou contra o SARS-Cov, a gente conseguiu neutralizar bem [a ação do vírus]”.

Há expectativa de que a medida de prevenção seja de baixo custo já que a dose aplicada em aves custa dez centavos. De acordo com Ney de Carvalho Almeida, a equipe, que conta com mais dois pesquisadores, deve finalizar a fase de testes em animais dentro dos próximos dias e aguarda a autorização do Comitê de Ética para iniciar os testes em humanos.

O pesquisador ressalta que os estudos ainda estão em andamento e faz um alerta.

“Mesmo que esses vírus da vacina não causem a doença das aves em humanos, estudos ainda estão sendo realizados para verificar a viabilidade do tratamento, portanto, neste momento, não se recomenda a vacinação de humanos com a vacina da bronquite infecciosa aviária”.

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará já entrou com pedido de patente do novo uso da vacina aviária contra a covid-19 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo