Evandro Chagas vai fazer sequenciamento genético de nova variante

Quatro pessoas que viajaram do Amazonas para o Japão estão infectadas

Publicado em segunda-feira, 11 Janeiro, 2021 - 13:26 Por Nelson Lin - São Paulo

 

Uma nova variante do coronavírus foi encontrada em quatro viajantes que estiveram no Brasil, no estado do Amazonas, e que retornaram ao Japão no dia 2 de janeiro. Esta informação foi repassada ao governo brasileiro, ainda no sábado (9), pelo governo japonês, antes mesmo da divulgação neste domingo (10).

O Ministério da Saúde brasileiro informou que, segundo as autoridades japonesas, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul, o que implica maior potencial de transmissão do vírus, mas que no momento, não há, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a covid-19.

O Ministério da Saúde também informou que o Instituto Evandro Chagas deve receber amostras do coronavírus descoberto no Japão e realizar o sequenciamento genético da nova variante.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Flávio Guimarães da Fonseca, presidente da sociedade Brasileira de Virologia, apesar do coronavírus ser considerado um vírus mais estável, é natural que os vírus de todos os tipos sofram mutações para continuarem na natureza.

Ele ainda alerta que essas mutações podem eventualmente inutilizar as vacinas e os testes diagnósticos que existem atualmente.

Dessa forma, é consenso entre virologistas e imunologistas a importância das pessoas evitarem a contaminação, continuando com o isolamento social e o uso de máscaras para evitarem mais mutações do coronavírus.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

Baixar arquivo
Educação

Niterói classifica educação como atividade essencial

Com isso, escolas poderão funcionar e ano letivo deve começar em março. Atualmente, a cidade está no nível amarelo de controle da covid-19, o que significa que até o ensino fundamental pode retornar às aulas presenciais. O secretário de Educação disse que, no entanto, ainda não há decisão para reabertura imediata das escolas.

Baixar arquivo
Geral

Em Sergipe, prefeito deve responder por tomar vacina contra a covid-19

Prefeito do interior do estado de Sergipe poderá responder por ter tomado a vacina contra a covid-19 sem fazer parte dos grupos prioritários. 

Os detalhes com Pedro Ramos, da Rádio UFS FM de Aracaju. 

Baixar arquivo
Geral

INSS suspende atendimento do PREVBarco a comunidades do Amazonas

Com o agravamento da pandemia no Amazonas, o INSS resolveu suspender as missões dos chamados PREVBarcos, que são Unidades Móveis Flutuantes de atendimento à população ribeirinha e trabalhadores rurais.

Baixar arquivo
Justiça

Governo do AM terá que prestar informações sobre falta de oxigênio

Nessa terça-feira (19), a justiça determinou que o governo  do Amazonas devolva,  em 48 horas, 155 cilindros de oxigênio reabastecidos ao município de Coari. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar até R$10 milhões.

Baixar arquivo