Pesquisador desenvolve iogurte em pó pelo método de secagem a frio

Produto preserva caráter nutricional e tem maior prazo de validade

Publicado em terça-feira, 19 Janeiro, 2021 - 11:38 Por Beatriz Evaristo - Brasília

Rico em nutrientes e com bactérias que fazem bem à saúde, o iogurte é um produto prático de consumir. Mas depende de refrigeração para manter a qualidade. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, encontrou uma forma de produzir iogurte em pó, que não precisa ficar na geladeira. O pesquisador Eduardo Oliveira desenvolveu esse novo produto durante o doutorado e já registrou duas patentes.

Sonora: “O prazo de validade dele é bem maior em relação aos produtos que encontramos no supermercado hoje. É um produto que promove economia de energia pra empresa que um dia for produzir e, até mesmo, para o consumidor que comprar. É um produto prático onde o consumidor poderá levar a longa distâncias e preparar onde ele quiser.”

Diferentemente da fabricação do leite em pó em que são utilizadas altas temperaturas, o cientista usou um processo de secagem a frio que preserva as características nutricionais e funcionais do iogurte na versão em pó.

Sonora: “Ele tem suas características nutricionais concentradas: proteínas, lipídeos, carboidratos. Tudo isso foi concentrado porque a secagem faz a remoção da água. E, com essa remoção da água, há uma concentração dos nutrientes.”

O iogurte é um alimento que, naturalmente, tem uma função probiótica que ajuda a manter o intestino saudável. No caso do iogurte em pó, existe algo a mais para melhorar o trânsito intestinal, como explica o pesquisador Eduardo Oliveira.

Sonora: “O nosso iogurte em pó também tem função prebiótica. Nós adicionamos um agente pré-biótico que ajuda aquelas pessoas que tem problemas digestivos.”

Os testes sensoriais, para verificar se pode ter uma boa aceitação no mercado, apontam que mais de 80% dos participantes aprovaram a novidade. O próximo passo é usar o iogurte em pó para desenvolver outros produtos.


 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Israel poderá contribuir para produção de vacina brasileira

A comitiva brasileira em Israel se reuniu nesta segunda-feira (8) com o primeiro ministro Benjamin Netanyahu e com autoridades do Ministério da Saúde daquele país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio teve 250 casos por dia de violência contra a mulher em 2020

Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência, por dia, no estado do Rio, durante o isolamento social em 2020. 73 mil mulheres sofreram algum tipo de violência em cada um dos 293 dias em que o estado teve algum nível de restrição devido a pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha chama mulheres a reconstruir o Brasil depois da pandemia

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou nesta segunda-feira (8) a campanha “A Força da Mulher Brasileira Impulsionando o País”.

Baixar arquivo
Geral

Festa clandestina com mais de 100 pessoas é interditada em Pernambuco

Uma festa clandestina com mais de 100 pessoas foi interditada neste final de semana, em Pernambuco. A fiscalização encontrou o grupo numa casa no município de Moreno, na região metropolitana de Recife.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal cobra teste negativo de passageiros do Brasil e Reino Unido

Companhias aéreas terão que enviar às autoridades de saúde listagem dos passageiros provenientes dos dois países. Além do exame negativo tipo RT-PCR para covid-19, passageiros devem fazer isolamento social de 14 dias

Baixar arquivo
Saúde

Estoque dos bancos de leite materno cai no início do ano

Queda é comum em todo o país após as festas de fim de ano. Bancos de leite recebem qualquer quantidade e quase todas as mães que estão amamentando podem ajudar.

Baixar arquivo