Meninas e mulheres chamam a atenção para representatividade na ciência

11 de fevereiro foi escolhido pela ONU para marcar luta por igualdade

Publicado em 11/02/2021 - 11:00 Por Daniella Longuinho - Brasília

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi instituída pela ONU em 2015 para destacar que ciência e igualdade de gênero são parte de um apelo global pela redução das desigualdades. Essa proposta faz parte dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, firmada por 193 países.

A ONU lembra que por muito tempo as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática foram marcadas por preconceitos de gênero que excluem mulheres e meninas. O acesso desigual à educação, tecnologias e posições de liderança afastou inúmeras mentes femininas dessas carreiras. Mas essa realidade está mudando.

Aqui no Brasil, o projeto Meninas e Mulheres na Ciência passou a integrar os programas de instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em 2017.

No Instituto Federal de Brasília, por exemplo, 10 projetos de alunas do Ensino Médio Integrado foram vencedores, no ano passado, do prêmio Steam Power for Girls, promovido em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. A reitora do IFB, Luciana Mussakado, comemora os resultados das estudantes.

Neste ano, a data é celebrada pelo IFB com uma homenagem virtual às cientistas da instituição pela página no Instagram ‘meninas na ciência IFB’, criada pelas professoras Cristiane Bonfim e Sylvana Santos. Uma das homenageadas é a estudante do Ensino Médio Integrado Sara Lima, de 17 anos.

Sara é apaixonada por pesquisa e foi vencedora individual do prêmio oferecido pela embaixada dos Estados Unidos com o projeto ‘Desencarcerando o Tabu’, uma iniciativa para levar absorventes e calcinhas para detentas.  

De acordo com dados da Plataforma Lattes, o Brasil tem ao menos 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas do conhecimento com título de doutorado. Desses, 40% são mulheres. Apesar do índice, as mulheres sofrem com desigualdade de oportunidades de trabalho também no topo da carreira.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, lembra que incentivar a pesquisa ajuda na inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre as oportunidades de pesquisas para meninas e mulheres, em diferentes níveis de escolaridade, você pode procurar o Instituto Federal de Educação mais próximo da sua cidade.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo