Meninas e mulheres chamam a atenção para representatividade na ciência

11 de fevereiro foi escolhido pela ONU para marcar luta por igualdade

Publicado em quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 - 11:00 Por Daniella Longuinho - Brasília

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi instituída pela ONU em 2015 para destacar que ciência e igualdade de gênero são parte de um apelo global pela redução das desigualdades. Essa proposta faz parte dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, firmada por 193 países.

A ONU lembra que por muito tempo as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática foram marcadas por preconceitos de gênero que excluem mulheres e meninas. O acesso desigual à educação, tecnologias e posições de liderança afastou inúmeras mentes femininas dessas carreiras. Mas essa realidade está mudando.

Aqui no Brasil, o projeto Meninas e Mulheres na Ciência passou a integrar os programas de instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em 2017.

No Instituto Federal de Brasília, por exemplo, 10 projetos de alunas do Ensino Médio Integrado foram vencedores, no ano passado, do prêmio Steam Power for Girls, promovido em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. A reitora do IFB, Luciana Mussakado, comemora os resultados das estudantes.

Neste ano, a data é celebrada pelo IFB com uma homenagem virtual às cientistas da instituição pela página no Instagram ‘meninas na ciência IFB’, criada pelas professoras Cristiane Bonfim e Sylvana Santos. Uma das homenageadas é a estudante do Ensino Médio Integrado Sara Lima, de 17 anos.

Sara é apaixonada por pesquisa e foi vencedora individual do prêmio oferecido pela embaixada dos Estados Unidos com o projeto ‘Desencarcerando o Tabu’, uma iniciativa para levar absorventes e calcinhas para detentas.  

De acordo com dados da Plataforma Lattes, o Brasil tem ao menos 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas do conhecimento com título de doutorado. Desses, 40% são mulheres. Apesar do índice, as mulheres sofrem com desigualdade de oportunidades de trabalho também no topo da carreira.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, lembra que incentivar a pesquisa ajuda na inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Para conhecer mais sobre as oportunidades de pesquisas para meninas e mulheres, em diferentes níveis de escolaridade, você pode procurar o Instituto Federal de Educação mais próximo da sua cidade.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo