Nova tecnologia vai possibilitar acesso à internet móvel em veículos

Equipamento permite conexão mesmo em estradas e regiões sem sinal

Publicado em 24/02/2021 - 09:40 Por Gésio Passos - Brasília

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Telebras, em parceria com a empresa Viasat, vai possibilitar o acesso à internet móvel em veículos que realizam serviços públicos em todo país.
                                                
O novo equipamento foi apresentado nesta terça-feira (23) e permite o acesso internet, mesmo naquelas estradas e regiões onde não há sinal.

O presidente da Telebras, Jarbas Valente, explica os tipos de serviços que podem utilizar a tecnologia.

O equipamento ainda pode ser adaptado para que embarcações em rios e oceanos possam se conectar.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que esse tipo de tecnologia permite ampliar a inclusão digital no país.

O equipamento pesa 40 kg e tem 1,30m de diâmetro. Ele ainda está em fase de testes e seu diferencial é utilizar tanto a conexão por satélite, como pela rede de celular, com velocidade de até 20 megas de download.

Esse tipo de conexão por satélite já é utilizado pelo governo em mais de 13 mil escolas e postos de saúde rurais.

Últimas notícias
Segurança

GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança, como câmeras de segurança e projeto para vidros blindados.

Baixar arquivo
Geral

Municípios do Rio vão processar concessionária de energia Enel

Prefeitos de pelo menos 22 municípios atendidos pela Enel no estado do Rio de Janeiro assinaram o documento, que  será entregue à Justiça Federal. A Enel e o Ministério de Minas e Energia foram procurados, mas não deram retorno.

Baixar arquivo
Internacional

Catar anuncia extensão de 2 dias no cessar-fogo entre Israel e Hamas

O prazo de 4 dias do cessar-fogo acabaria nesta segunda-feira (27). A fronteira entre Israel e Gaza amanheceu mais uma vez sem os contínuos bombardeios que vinham ocorrendo desde 7 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Amazonas muda ambiente com surgimento de bancos de areia

Com a estiagem, bancos de areia dificultaram o transporte fluvial do estado, deixando os 62 municípios em situação de emergência. Retorno do nível do rio Negro traz a esperança do fim da seca .

Baixar arquivo
Geral

Caixa notifica quem teve parcelas zeradas do Minha Casa Minha Vida

Tem direito à isenção do pagamento das prestações famílias de baixa renda ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada. Quem perdeu seu único imóvel em razão de calamidade pública também pode ficar livre das prestações.

Baixar arquivo
Justiça

Americanas recebe apoio de credores para aprovar Plano de Recuperação

A Assembleia Geral de Credores será no dia 19 de dezembro, quando eles devem decidir se aprovam ou não o plano. Caso aceito, vem a homologação na Justiça.

Baixar arquivo