Universo: Um mundo raro, gigante e gasoso a 250 anos-luz da Terra

Exoplaneta foi descoberto com a colaboração de pesquisadores da UFRN

Publicado em 16/02/2021 - 15:25 Por Adrielen Alves - Brasília

“Eu sou de uma geração que cresceu escutando que nós só tínhamos os planetas do sistema solar. Não existia essa história de outros planetas e ninguém perguntava se era o único. Então houve, sim, uma pequena revolução''.

A declaração é do astrônomo José Dias do Nascimento que hoje tem não só testemunhado revoluções envolvendo o espaço, como participado delas.

A última colaboração foi com a descoberta, anunciada este mês, de um exoplaneta raro, do tipo sub-saturno, localizado a 250 anos-luz da Terra. É o TOI 257-b, que leva 18 dias para dar uma volta ao redor de sua estrela.

Um mundo quente, gigante e gasoso, como ele descreve.

“São planetas que são maiores que Netuno e menores do que Saturno. É um mundo gigante! Um planeta gigante gasoso com essa característica. No entanto, apesar desse tamanho, ele está ali colado na estrela. Então, é um planeta do tipo Saturno: muito quente e muito próximo da estrela. E e isso é realmente é uma coisa espantosa. É uma característica também para o mundo gasoso é que ele tem uma temperatura elevada. Então, ainda não está totalmente caracterizado, mas esse sistema sub-Saturno ele tem propriedades bastante interessantes e porque não dizer raras. Porque não é toda hora que você encontra um planeta nessas condições de massa. O nosso sistema solar, por exemplo, não tem um planeta do tipo”

José Dias e o aluno de doutorado, Leandro Almeida, são integrantes do Grupo de Estrutura, Evolução Estelar e Exoplanetas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e colaboraram com a descoberta utilizando dados da missão TESS, da Nasa.

Esta missão caça-planetas está focada em localizar novos mundos ao redor de estrelas brilhantes nas redondezas do Sol.

Para quem aprendeu a contar nos dedos das mãos o total de planetas conhecidos, hoje lidar com os números que apontam a existência de mais de 4 mil planetas representa o conhecimento sobre a história do universo.

“Nós sabemos hoje que muitas estrelas praticamente uma quantidade gigantesca de estrelas brilhantes têm planetas. Estamos chegando aí em torno de cinco mil planetas descobertos, mais de 4,4 mil, e das mais diversas propriedades, tamanhos, posições. Então, qualquer teoria que tenta explicar quais são na verdade as condições para se formar planetas gasosos e rochosos próximo longe da estrela precisa estar explicando também a diversidade cósmica que estamos encontrando. Isso tudo é um processo científico bastante complexo e que estamos vivendo ele hoje'', diz,

O TOI-257b é o segundo exoplaneta descoberto pelo grupo de pesquisadores, que espera ainda para este ano a localização do TOI-257c.

Sobre revoluções, José Dias destaca o ano de 2021. Especialmente pelas missões a caminho de Marte, como a Persevarance, da Nasa, que está prevista para chegar ao planeta vermelho, esta semana.

'''Marte vai ser o ainda grande desafio, porque é exatamente o limite. É o que representava a Lua lá na década de 70. Então, Marte recebe aí três ou quatro sondas nos próximos anos. Então realmente é um ano espetacular e astronomia o obviamente vai junto porque cada uma dessas missões traz as perguntas essenciais: como é que o sistema solar se formou? Como é que as coisas começaram do ponto de vista de vida? A vida surgiu a partir de qual momento? Porque que Marte não é habitável? Então, nós temos de fato um ano extraordinário com relação ao espaço."

Para o astrônomo a disputa pela conquista espacial tem se destacado também por países fora do eixo Estados Unidos- Europa, como por exemplo, China, Índia, Emirados Árabes e Japão.

Sobre as perspectivas para as missões envolvendo exoplanetas ele destaca a missão europeia, Plato, prevista para ser lançada em 2026.