Tacacá, prato típico da culinária amazônica, ganha versão em pó

Feito é de pesquisadores da Bionorte, rede de pesquisa da Amazônia

Publicado em 08/03/2021 - 17:18 Por Beatriz Evaristo - Brasília

De origem indígena, o tacacá é uma comida típica da região amazônica. O caldo amarelado à base de mandioca, chamado de tucupi, preparado com goma, camarão e jambu é servido bem quente em cuias. O pesquisador, Daniel Alves Filho, da Bionorte - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, conseguiu transformar essa iguaria em uma versão em pó, de preparo rápido e fácil.

Sonora: “Ele pode ser preparado em um tempo de um minuto. O nosso produto contém 30% de proteínas, vitaminas, sais minerais; é rico em fibras e também ele possui um ‘efeito viagra’. É um produto muito bom para ser consumido em climas frios.”

Pra chegar ao tacacá em pó, foram sete anos de pesquisa no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, da Universidade Federal do Acre. A maior dificuldade foi encontrar ingredientes que pudessem deixar o produto com sabor bem próximo do original. O coordenador da Rede Bionorte, Anselmo Rodriguez, destaca a importância da pesquisa.

Sonora: “A herança dessa cultura alimentar na população ribeirinha, remanescente, e como símbolo da cultura regional, por isso, a importância do caso. Eu também sou testemunha porque eu também provei essa sopa em pó do tacacá e é muito gostosa, muito parecida. Inclusive, tem camarão, tem todos os ingredientes necessários.”

A fórmula do tacacá em pó já está definida. O próximo passo agora é fazer parcerias com empresas e tornar o produto acessível para comercialização, levando o sabor da Amazônia até para outros países.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo