“A Terra é azul”: há 60 anos, o homem chegava à órbita do planeta

Neste dia, russo Iuri Gagarin avistou a Terra do espaço e fez história

Publicado em 12/04/2021 - 11:29 Por Adrielen Alves - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em 12 de abril de 1961, Blue Moon, canção regravada por The Marcels estava no topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos

Nesta mesma data, a então União Soviética caminhava rumo ao espaço ao lançar o primeiro homem em um voo tripulado para orbitar a Terra.

O major russo, de 27 anos, Iuri Gagarin entrou a bordo da vostok 1- cápsula de pouco menos de 2,5 metros – e deu uma volta completa ao redor do planeta.

Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a terra do alto e constatar de que cor ela é.

''A Terra é azul'' é uma das frases mais célebres da humanidade.

O voo espacial durou menos de duas horas, mas até hoje é considerado o pontapé inicial na corrida espacial disputada, à época, com os Estados Unidos, e em meio a um mundo marcado pela Guerra Fria.

Gagarin voltou ileso ao chão, o que consagrou o sucesso da missão Vostok, que só então foi comunicada oficialmente à população e ao mundo.

Pela façanha , o 12 de abril virou feriado nacional e neste ano, segundo a embaixada russa no Brasil, será marcado por celebrações pontuais devido à pandemia. E na última sexta-feira (9) um voo tripulado por dois cosmonautas russos e um astronauta americano foi enviado à Estação Espacial Internacional.

Após o voo de Gagarin, há 60 anos, os Estados Unidos enviaram o primeiro homem à órbita do planeta e logo mais à frente, em 1969, Neil Armstrong pisou na Lua.

Feito não testemunhado por Iuri Gagarin que morreu aos 34 anos durante um treinamento de voo, em 1968.

De camponês a aviador, até entrar para história da humanidade..Gagarin disse ter pavimentado o caminho do homem no espaço. E para o mundo, ele mostrou que nada é impossível

 

 

Edição: Priscilla Mazenotti/ Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo
Geral

Lula cita tragédia ambiental do RS em mensagem de Dia das mães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo