Comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas vão ter acesso ao 5G

Publicado em 06/05/2021 - 21:33 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em entrevista para o especial Voz do Brasil em Comemoração à Semana Nacional das Comunicações, o Secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra, detalhou as ações previstas no edital 5G, a nova geração de internet móvel mais rápida e econômica.

Sobre a previsão de cobertura de internet banda larga em localidades pequenas e remotas, como vilarejos, povoados e comunidades, o secretário Arthur Coimbra explicou que o edital 5G se une, por exemplo, ao Projeto Amazônia Conectada, que tem o objetivo de levar infraestrutura de comunicação à região amazônica utilizando o leito dos rios para passagem do cabeamento.

Comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas com mais de 600 habitantes serão beneficiadas pelo leilão da nova tecnologia.  Cerca de duas mil localidades devem ser atendidas pelo edital; número que pode ser ampliado, segundo o secretário.

A jornalista Suzan Monteverde, moradora de Parintins, região do Baixo Amazonas, conta que na ilha o acesso à internet é difícil e restrito. Segundo ela, quem tem maior poder aquisitivo usa internet a cabo, mas, a maioria usa a tecnologia 3G, que não supre as necessidades de comunicação. Suzan explica que mesmo em Parintins, cidade polo da região, a conexão ainda é muito limitada.

Moradores da região amazônica que sofrem com períodos de enchentes sabem que esse é outro agravante que prejudica a conexão de internet. Esse é mais um motivo para pessoas como Suzan Monteverde verem com esperança a previsão de melhorias previstas no edital 5G.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, divulgou uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo
Economia

Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares

Com o aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários, o Procon de São Paulo notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de títulos rurais no Pará

A 500 quilômetros de Belém, capital do Pará, o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega de títulos rurais, na cidade de Marabá, nesta sexta-feira (18).

Baixar arquivo
Saúde

Saúde libera R$ 2,8 milhões para o Programa Consultório na Rua

O Ministério da Saúde liberou R$ 2,8 milhões para  ampliar o Programa Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 158 equipes financiadas pelo ministério atuam em todo o país.

Baixar arquivo