Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra

Alan Shepard foi ao espaço logo após o lançamento de Yuri Gagarin

Publicado em 05/05/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O globo terrestre em preto e branco. Mas, ainda assim uma “bela vista”. Foi o que o primeiro americano enviado ao espaço conseguiu ver, há 60 anos, em 5 de maio de 1961. Os soviéticos já tinham realizado uma missão tripulada em abril daquele ano, mas os Estados Unidos souberam aproveitar melhor que os pioneiros o poder midiático.

O lançamento do voo espacial humano Mercury Redstone 3 foi transmitido pela televisão e atraiu a atenção de milhões de pessoas. 23 dias depois do russo Yuri Gagarin dar uma volta na órbita do planeta Terra, a Nasa enviou ao espaço o norte-americano Alan Shepard, de 37 anos.

A missão Freedom 7 deixou a estação de Cabo Canaveral, na Flórida, às 9h34. A cápsula alcançou uma altitude de mais de 180 mil quilômetros da superfície terrestre. O voo durou apenas 15 minutos e 22 segundos. Tempo bem menor que a viagem dos russos que foi de 1h48.

A missão inaugural do programa de voo espacial humano da agência americana não chegou a passear pela órbita da Terra mas permitiu que o astronauta pudesse ficar aproximadamente cinco minutos na ausência de gravidade. Na prática, não foi possível flutuar dentro da espaçonave, não só pelo breve período, mas também por estar bem preso ao assento por questões de segurança.

A viagem do primeiro americano ao espaço foi considerada um sucesso. O programa Mercury realizou mais cinco lançamentos até 1963 com mais de 53 horas de voo. Depois disso, a Nasa investiu em outros projetos.

Depois da missão pioneira dos russos no espaço, mais de 500 pessoas, entre homens e mulheres, já tiveram a oportunidade de sair da Terra. Até então, as missões têm sido realizadas com caráter científico e tecnológico. A primeira viagem com turistas está prevista para o final deste ano.
 

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo