Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra
O globo terrestre em preto e branco. Mas, ainda assim uma “bela vista”. Foi o que o primeiro americano enviado ao espaço conseguiu ver, há 60 anos, em 5 de maio de 1961. Os soviéticos já tinham realizado uma missão tripulada em abril daquele ano, mas os Estados Unidos souberam aproveitar melhor que os pioneiros o poder midiático.
O lançamento do voo espacial humano Mercury Redstone 3 foi transmitido pela televisão e atraiu a atenção de milhões de pessoas. 23 dias depois do russo Yuri Gagarin dar uma volta na órbita do planeta Terra, a Nasa enviou ao espaço o norte-americano Alan Shepard, de 37 anos.
A missão Freedom 7 deixou a estação de Cabo Canaveral, na Flórida, às 9h34. A cápsula alcançou uma altitude de mais de 180 mil quilômetros da superfície terrestre. O voo durou apenas 15 minutos e 22 segundos. Tempo bem menor que a viagem dos russos que foi de 1h48.
A missão inaugural do programa de voo espacial humano da agência americana não chegou a passear pela órbita da Terra mas permitiu que o astronauta pudesse ficar aproximadamente cinco minutos na ausência de gravidade. Na prática, não foi possível flutuar dentro da espaçonave, não só pelo breve período, mas também por estar bem preso ao assento por questões de segurança.
A viagem do primeiro americano ao espaço foi considerada um sucesso. O programa Mercury realizou mais cinco lançamentos até 1963 com mais de 53 horas de voo. Depois disso, a Nasa investiu em outros projetos.
Depois da missão pioneira dos russos no espaço, mais de 500 pessoas, entre homens e mulheres, já tiveram a oportunidade de sair da Terra. Até então, as missões têm sido realizadas com caráter científico e tecnológico. A primeira viagem com turistas está prevista para o final deste ano.
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![José Cruz /Agência Brasil Comunidade de Vila Franca (PA) - A seringueira usada por Manoel Eroito para retirar material usado no artesanato (José Cruz /Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Caminhões trafegam pela BR-040](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)