Universo: cientistas descobrem estrela rara e considerada ultrapobre

SPLUS J2104-0049 está a 16 mil anos-luz da Terra

Publicado em 21/05/2021 - 12:54 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você já pensou em olhar para o passado? É isso o que faz a arqueologia galáctica, que busca verdadeiros fósseis estelares. Os seres humanos começaram a se agrupar como civilização há cerca de 7 mil anos. E um grupo de cientistas estuda agora uma estrela que brilhava nove mil anos antes.

A SPLUS J2104-0049 está a 16 mil anos-luz da Terra e é a 36ª estrela de um grupo chamado de ultrapobres em metais. Mais de 100 pesquisadores no Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Estados Unidos analisaram as ondas de luz emitida por ela.

O cientista associado do NOIRLab, no Arizona, Vinicius Placco, contou que, além de ser ultrapobre em metais, essa estrela tem uma outra característica que a deixa ainda mais rara.

A primeira geração de estrelas surgiu com o Big Bang, no começo do Universo, há quase 14 bilhões de anos. O baixo índice de carbono indica que esta pode ser uma estrela de segunda geração, com idade estimada entre 10 e 12 bilhões de anos. De acordo com Vinícius Placco, ela pode dar pistas sobre nossas origens.

O estudo faz parte de um projeto chamado S-PLUS, que tem sede no Brasil e mapeia o céu visto a partir do Hemisfério Sul da Terra.

Quem coordena a pesquisa é a Universidade de São Paulo. O astrofísico Felipe de Almeida Fernandes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, destacou que este é o primeiro grande resultado do estudo que começou no ano passado e está previsto para ser concluído em 2024. Felipe espera ainda mais descobertas nos próximos anos.

A pesquisa foi publicada este mês na revista científica The Astrophysical Journal Letters

Cientistas de qualquer instituição brasileira podem fazer parte do projeto S-PLUS. Os pesquisadores brasileiros também participam de dois projetos semelhantes no Hemisfério Norte. A ideia é que o esforço das três iniciativas consiga mapear metade de todo o céu visível a partir da Terra.


* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo