Brasil assina acordo de cooperação com Programa Artemis, da Nasa

Publicado em 15/06/2021 - 15:21 Por Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 50 anos depois que o homem pisou à lua, pela primeira vez, a contagem regressiva para o retorno ao solo lunar começou. E o Brasil é o primeiro país da América Latina a assinar acordo de cooperação com o Programa Artemis, da Nasa, Agência Espacial Americana.

Artemis é o nome do programa lunar que prevê parcerias internacionais e com a iniciativa privada, para enviar um astronauta e, desta vez, também a primeira astronauta mulher e negra, ao satélite natural terrestre, em 2024.

O acordo foi assinado em cerimônia nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, entre os Ministérios de Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia; e o governo norte-americano, por meio da Nasa. Em mensagem gravada e exibida no evento, em Brasília, o administrador da Nasa, Bill Nelson celebrou a parceria.

O presidente Jair Bolsonaro destacou a participação do Basil no acordo e agradeceu pela aprovação da parceria com o país.

Antes do esperado pouso na superfície lunar, em 2024, outras duas missões não tripuladas estão previstas. Segundo a Nasa, o foguete desenvolvido para a missão humana vai enviar os astronautas à lua, a bordo da espaçonave Orion, que seguirá a viagem a duzentos e cinquenta mil quilômetros da Terra, até a órbita da Lua. Por lá, os astronautas desembarcam e entram em um sistema de pouso humano para a expedição ao solo da Lua.

A segunda visita de humanos ao satélite vai auxiliar na coleta de conhecimento e experiências para uma missão ainda mais desafiadora: a ida humana ao planeta Marte.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo