UnB tem curso de robótica online voltado para crianças

Mais de quatro mil estudantes já concluíram o curso

Publicado em 22/06/2021 - 11:22 Por Manuela Castro* - Repórter da TV Brasil - Brasília

Eletrônica, programação, inteligência dos robôs e impressora 3D. Assuntos até pouco tempo distantes do universo infantil agora fazem parte do curso online de Robótica Espacial para crianças da Universidade de Brasília (UnB). Além das aulas pela internet, a formação agora conta com um aliado: o caminhão da Robótica Espacial, com impressoras 3D e robôs que podem ser facilmente montados pela garotada.

A primeira viagem do caminhão foi para a comunidade quilombola Mesquita, na Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. As crianças da escola pública rapidamente ganharam familiaridade com a tecnologia e, no primeiro contato, já começaram a montar o próprio robô. Experiência que elas aprovaram.

O coordenador pedagógico do projeto Robótica Espacial, o professor da UNB José Carneiro, não imaginava que as crianças se adaptariam tão rápido ao projeto.

Ele fala que em menos de uma hora que o caminhão chegou já tinha fila de criança operando a impressora 3D. Ele ficou impressionado com a destreza das crianças.

Mas para aprender robótica não precisa receber o caminhão na escola. Pela internet, os estudantes conseguem montar um robô online. O curso foi disponibilizado há um mês, com 15 aulas online, e já foi concluído por mais de quatro mil estudantes. De acordo com o diretor de tecnologia e inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Paulo Ramalho, um dos objetivos é reduzir desigualdades entre o ensino público e privado por meio da educação digital.

Quem quiser mais informações sobre o curso, basta acessar o site roboticaespacial.com.br

* Para a Rádio Nacional.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura reabre o Vale do Anhangabaú para atividades públicas

Decisão só foi possível porque cerca de 80% da população da cidade de São Paulo com 18 anos ou mais já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Anvisa decide não analisar pedido de uso emergencial da Covaxin

A agência reguladora já havia suspendido os estudos clínicos da vacina no país, sendo que a aplicação em voluntários brasileiros nem chegou a ocorrer.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei feminino do Brasil estreia com vitória nos Jogos Olímpicos

Além das competições, destaque vai para a aproximação de uma tempestade tropical que, dependendo de como atingir o Japão, a agenda olímpica poderá ser suspensa.

Baixar arquivo
Geral

Brasil recebe mais 2,1 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19

Entregas fazem parte de 13 milhões de doses até o dia 1º de agosto, provenientes do primeiro contrato assinado entre a Pfizer e o governo federal em março.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros conquistam as primeiras medalhas nas Olimpíadas de Tóquio

Kelvin Hoefler fez história ao participar do primeiro pódio olímpico do skate e o estreante Daniel Cargnin garantiu medalha no judô ao vencer israelense por waza-ari.

Baixar arquivo
Geral

Ilha de Paquetá, Rio, vacina hoje adolescentes contra covid-19

A ação com cerca de 400 adolescentes é mais uma etapa do projeto PaqueTá Vacinada, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo