Universidades públicas lideram ranking brasileiro de patentes

Inovação é um dos critérios para obter patente

Publicado em 12/07/2021 - 08:05 Por Larissa Lousrhania* - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

O ranking brasileiro de patentes é liderado por universidades públicas. Entre 2014 e 2019, dos 25 maiores depositantes de produtos ou serviços, 19 são instituições de educação superior públicas. Os dados são do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por esses registros.

Entre os destaques estão as Universidades Federais da Paraíba, de Minas Gerais, de Campina Grande e a Universidade de São Paulo.

A patente garante exclusividade a algum produto ou serviço por um determinado tempo a uma empresa, instituição de ensino ou pessoa física. Os critérios para ter esse direito são a inovação e que a invenção possa ser industrializada.

Felipe Augusto Oliveira, coordenador geral de disseminação para inovação do INPI, destaca que além de proteger as pesquisas e produtos, é importante enxergar esses pesquisadores como empreendedores tecnológicos.

“As universidades ao longo do tempo, principalmente após a promulgação da Lei de Inovação, em 2004, vêm adquirindo conhecimento e enxergando a importância estratégica de não apenas publicar seus artigos, mas também proteger essas invenções através de direitos de propriedade intelectual”, afirmou.

Segundo Felipe Augusto Oliveira, as empresas brasileiras também precisam investir nesses depósitos de patentes.

“Então esse é o grande desafio brasileiro, que não apenas as universidades apareçam bem nesse ranking, mas também a gente comece a ter uma participação mais efetiva das empresas brasileiras, principalmente as nacionais, com relação a enxergar o valor do uso da propriedade intelectual para a alavancagem de negócio, de melhoria na competitividade não só no mercado brasileiro, mas em mercados internacionais”, concluiu.

Diferente do Brasil, em países como Estados Unidos, China, Coreia do Sul, e Dinamarca, os líderes do ranking de patentes são as empresas privadas.

* Com supervisão de Sheily Noleto.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo
Geral

João Cândido: Marinha critica, mas MP defende nome como herói nacional

Marinha enviou carta à Câmara dos Deputados afirmando que Revolta da Chibata representou uma “subversão” e uma página “deplorável da história”. Já o procurador da República, Júlio Araújo, contesta a negativa da Marinha e afirma que revolta tornou a Marinha um espaço melhor.

Baixar arquivo
Esportes

Esporte: TV Brasil transmite Guarani x Chapecoense, pela série B

Para quem prefere o basquete e acompanha o NBB, nesta noite de sexta-feira (26), duas partidas. Vasco x Pinheiros e Flamengo x Botafogo. 

Baixar arquivo
Cultura

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre vítima de câncer

Ao som do seu cavaquinho potente, Anderson levou para todos os cantos do país o nome do grupo Molejo, que incluía crianças na sua legião de fãs, atraídas por músicas irreverentes e divertidas.

Baixar arquivo