Estudante brasileiro descobre asteroide e recebe certificado da Nasa

Publicado em 25/08/2021 - 12:23 Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

O estudante Antony David, de 14 anos, da rede municipal de ensino de Belém, receberá um certificado da Nasa pela descoberta de um asteroide. Asteroides são corpos rochosos que vagam pelo espaço. Eles são restos de planetas que foram destruídos ou que não conseguiram se formar.

O estudante fez a descoberta ao participar do programa "Caça Asteroides", parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration, da Nasa.

Antony David, que já havia conquistado quatro medalhas científicas, entre elas, a de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conta como foi a descoberta:

“Através do Astrometrica, que é um software de computador, eu analisei imagens que foram enviadas pelo IASC/NASA. Eu saquei que era um asteroide porque era um corpo redondo, estava se movendo, tinha a magnitude de um asteroide, então, todos os dados já batiam como se fosse um asteroide, aí eu enviei o relatório. E na sexta-feira, dia 20, saiu o resultado no site da NASA dizendo que eu tinha encontrado um asteroide. Aí, foi só alegria, só pulo, só grito”.

Antony disse ainda que ficou sabendo do programa Caça Asteroides pelo Instagram do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em quem ele diz se inspirar para seguir a carreira de astrofísico.

*Com supervisão de Leila Santos

Edição: Leila Santos / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo