Estudante brasileiro descobre asteroide e recebe certificado da Nasa

Publicado em 25/08/2021 - 12:23 Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

O estudante Antony David, de 14 anos, da rede municipal de ensino de Belém, receberá um certificado da Nasa pela descoberta de um asteroide. Asteroides são corpos rochosos que vagam pelo espaço. Eles são restos de planetas que foram destruídos ou que não conseguiram se formar.

O estudante fez a descoberta ao participar do programa "Caça Asteroides", parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration, da Nasa.

Antony David, que já havia conquistado quatro medalhas científicas, entre elas, a de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conta como foi a descoberta:

“Através do Astrometrica, que é um software de computador, eu analisei imagens que foram enviadas pelo IASC/NASA. Eu saquei que era um asteroide porque era um corpo redondo, estava se movendo, tinha a magnitude de um asteroide, então, todos os dados já batiam como se fosse um asteroide, aí eu enviei o relatório. E na sexta-feira, dia 20, saiu o resultado no site da NASA dizendo que eu tinha encontrado um asteroide. Aí, foi só alegria, só pulo, só grito”.

Antony disse ainda que ficou sabendo do programa Caça Asteroides pelo Instagram do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em quem ele diz se inspirar para seguir a carreira de astrofísico.

*Com supervisão de Leila Santos