Universo: missão BepiColombo capta imagem de Vênus em preto e branco

Fotografia foi feita no último dia 10 de agosto

Publicado em 13/08/2021 - 18:07 Por Adrielen Alves - Repórter da TV Brasil - Brasília

No meio do caminho, tinha Vênus

Tinha Vênus no meio do caminho

Estou parafraseando Carlos Drummond de Andrade para falar de duas missões espaciais que esta semana sobrevoaram o nosso vizinho Vênus.

O sobrevoo rendeu uma selfie de Vênus em preto e branco. O registro foi captado esta semana pela missão BepiColombo – parceria das agências espaciais europeia (ESA) e japonesa (Jaxa).

De acordo com a ESA, a imagem foi feita no último dia 10 quando a espaçonave estava a cerca de 1,5 mil quilômetros de Vênus, sendo que a maior aproximação do planeta foi de 552 quilômetros.

Esta missão está a caminho de Mercúrio e deve fazer o primeiro sobrevoo no planeta dia 1º ou 2 de outubro e entrar na órbita mercuriana em 2025. O objetivo é saber mais sobre atmosfera rarefeita do astro mais próximo do Sol.

Vênus também esteve na rota de outra missão esta semana. A Solar Orbiter fez um sobrevoo, no último dia 9, e chegou a cerca de 8 mil quilômetros do planeta. Esta é uma parceria da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Neste caso, a superfície do Sol, além dos ventos solares e da influência da estrela no nosso sistema serão analisados.

De acordo com a ESA, ambas as missões, que distanciaram 33 horas uma da outra, sentiram os efeitos da gravidade e de temperatura ao aproximarem-se de Vênus.

A agência espacial ressalta também que foi possível captar informações sobre a atmosfera do planeta em interação com ventos solares.

Segundo a agência, dados coletados durante os sobrevoos foram transformados em frequência para serem perceptíveis ao ouvido humano.

Mas por que Vênus no meio do caminho?

O professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília José Leonardo Ferreira explica que o planeta servirá como um estilingue grativacional para que as espaçonaves alcancem seus pontos finais.

De acordo com o especialista em ciências espaciais, a manobra orbital assistida por gravidade é uma estratégia adotada em diversas missões, como por exemplo no caso das sondas Voyagers, que hoje estão se dirigindo para fora do sistema solar.

O professor lembra ainda que a BepiColombo conta com um esquema de sistema avançado de propulsão elétrica, também conhecido como propulsor a plasma para atingir o planeta Mercúrio.

Edição: Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo