Metaverso: mudança de nome visa antecipar tendência na internet

Publicado em 30/10/2021 - 15:45 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nos próximos 10 anos, vamos deixar de usar a internet e passaremos a fazer parte dela. Foi com isso em mente que o Facebook decidiu mergulhar de cabeça no Metaverso. Até mesmo o nome da empresa mudou: agora é Meta, que, em grego, significa “além”.

De acordo com o dono da Meta, Mark Zuckerberg, até o começo da próxima década o Metaverso deve reunir 1 bilhão de usuários.

O pesquisador de Direito e Novas Tecnologias no ITS, Instituto Tecnologia e Sociedade, João Victor Archegas, detalha o que será esse novo ambiente virtual.

O novo nome só vale para a empresa. A rede social Facebook continua com este nome. A Meta também controla o Instagram e o WhatsApp.

A mudança ocorre em um momento desfavorável para o Facebook. Após o escândalo de manipulação eleitoral em 2016 e 2018, nos últimos meses, uma ex-funcionária vazou uma série de documentos internos e prestou depoimentos a parlamentares dos Estados Unidos e da União Europeia. De acordo com ela, a empresa mantém recursos que prejudicam a saúde mental dos usuários, porque privilegia o lucro. João Victor Archegas chama a atenção para esse contexto.

O Metaverso ainda promete mudar a nossa forma de trabalhar, fazer negociações e até mesmo ter controle sobre o direito autoral. Mas existe uma discussão mais urgente. É que o conjunto das cinco gigantes da tecnologia era conhecido pela sigla FAANG: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Com a mudança de nome do Facebook para Meta, os especialistas discutem como será a nova sigla.

A mais sugerida é MAANG, mantendo a ordem original. Mas já surgiu a ideia de chamar MANGA, em homenagem às histórias em quadrinhos japonesas. E até a de usar a sigla MAMATA, com a troca do N, da Netflix, pelo T, da Tesla Motors; e do G, do Google, pelo A, de Alphabet, que é a razão social da empresa.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo