São Paulo ganha 33 posições em ranking de contribuição à ciência

Publicado em 07/10/2021 - 13:47 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de São Paulo subiu 33 posições no ranking da Nature Sciences Index de cidades que mais contribuem para a ciência de alto Impacto no mundo. Na edição do ano passado a capital paulista estava na posição 172 e nesta edição subiu para a posição 139 sendo a única cidade latino-americana a figurar no ranking. A cidade de Pequim, na China, lidera a lista de países pelo quarto ano seguido, à frente de Nova York, Boston, São Francisco e Xangai.

O ranking é baseado nas afiliações institucionais dos autores de artigos publicados em 82 revistas científicas de alto impacto internacional monitorados pelo Nature Index, como as revistas Nature, Science e Cell. As escolhas também foram validadas por uma pesquisa com mais de 6 mil cientistas em todo o mundo.

A atual edição da lista cobre artigos publicados entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2020, abrangendo o início da pandemia de covid-19. 

A Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo, uma das agências de fomento que contribuiu com a subida do ranking da capital paulista destacou o investimento feito no portal de periódicos da Capes, que disponibiliza artigos e conhecimentos científicos à toda a comunidade acadêmica e que grandes instituições federais e universidades do país estão localizadas na capital. 

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo