USP desenvolve máquina que utiliza etanol para extrair óleos

Publicado em 04/12/2021 - 09:36 Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasíia

Você sabia que o óleo que usamos para preparar nossas refeições é obtido por um processo que usa um solvente à base de petróleo, o hexano? A substância em temperatura ambiente é misturada ao produto que se deseja extrair o óleo. Esse processo é seguro e autorizado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Mas para contribuir com a preservação do meio ambiente e para evitar qualquer risco de contaminação do óleo de cozinha, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP,  Universidade de São Paulo, em Pirassununga, desenvolveu um equipamento que deixa de lado o solvente à base de petróleo e o substitui pelo etanol, ou seja, a cana-de-açúcar, que é produto natural e renovável.

A professora Alessandra Lopes, dá detalhes desse processo.

O método que utiliza o hexano para obter o óleo de alimentos como soja, milho e girassol é seguro para a saúde, segundo o gastroenrologista, Marcos Pontes.

O equipamento desenvolvido pela USP ainda está em fase de testes. Os pesquisadores já conseguiram extrair óleos de soja, girassol, caroço de pequi e castanha-do-brasil. Os próximos passos do laboratório envolvem a realização da avaliação econômica do equipamento e o estudo contínuo do aumento da escala de produção.

 

 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo