Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Publicado em 21/01/2022 - 08:00 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

O professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, detalha como o James Webb será posicionado.

O James Webb é considerado o sucessor do telescópio espacial Hubble, lançado em 1990. Os dois foram feitos para ver o que chamamos de espaço profundo. A diferença é que, enquanto o Hubble registra o universo visível, o James Webb consegue ver frequências de luz que nós não enxergamos. São emissões feitas no começo do universo e que vão ajudar a entender nossas origens. Paulo Bretones diz que o projeto do novo telescópio teve início em 1996.

O professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, Roberto Costa, acrescenta que o telescópio só deve começar a funcionar, de fato, em junho ou julho.

É um assunto fascinante e que rende muita conversa. Se você quiser saber mais, já está no ar uma edição especial do nosso podcast Universo. Lá conversamos com os professores Paulo Bretones, Roberto Costa e com o pesquisador da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília José Leonardo Ferreira. Para ouvir o Universo, basta acessar o podcast na Radioagência Nacional ou no Spotify.

* Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo