A região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi reconhecida pela revista Guinness World Records como o local com os fósseis de dinossauros mais antigos do mundo.
A Formação Santa Maria fica bem no centro do estado. Os fósseis encontrados na região datam de cerca de 233 milhões de anos atrás, quando a Terra estava no início do período Triássico. Naquela época, os primeiros dinossauros ainda estavam surgindo no planeta.
Por isso, os fósseis encontrados na região são de dinossauros pouco conhecidos do público, e que ainda não eram tão grandes quanto os dinos mais populares, como explicou Rodrigo Muller, paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria.
Apesar de o reconhecimento do Guinness ter vindo apenas nesta semana, a comunidade científica já sabia há algumas décadas que a região de Santa Maria abrigava os fósseis mais antigos de dinossauros de todo o mundo. O paleontólogo Rodrigo Muller contou que a formação fica na transição geológica entre o planalto e o pampa gaúchos — uma região montanhosa, onde rochas muito antigas estão expostas na superfície.
Para datar fósseis tão antigos quanto os presentes na Formação Santa Maria, os cientistas fazem uma estimativa com base na idade das rochas onde esses fósseis foram encontrados.