História Hoje: asteroide Vesta foi descoberto há 215 anos

Área do objeto era equivalente a duas vezes o território da Califórnia

Publicado em 29/03/2022 - 10:04 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Quase planeta. Em 29 de março de 1807, o astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers descobriu um asteroide gigante enquanto procurava um novo planeta entre Marte e Júpiter. O corpo celeste foi batizado de Vesta, nome da deusa do fogo sagrado. A área do objeto era equivalente a duas vezes o território da Califórnia, nos Estados Unidos.

Antes dessa descoberta, em 1779, Olbers desenvolveu um novo método de calcular as órbitas dos cometas. Também descobriu o asteroide Pallas e cinco cometas durante suas investigações em Bremen, Alemanha. 

Mais de dois séculos depois que o Vesta foi descoberto, a Nasa empreendeu uma missão com a sonda Dawn, de 16 de julho de 2011 até 5 de setembro de 2012, para colher informações sobre o asteroide pela primeira vez.

De acordo com os estudos realizados durante a missão, o Vesta se formou de 1 a 2 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar. A sonda fez imagens a uma distância de cerca de cinco mil quilômetros da superfície do asteroide. Acredita-se que o Vesta sofreu um impacto profundo e cerca de 6% de todos os meteoritos encontrados no Planeta Terra vem do que aconteceu com o Vesta.

Com um formato quase esférico, é quase considerado um planeta anão. Em artigos científicos publicados em 2012, o asteroide foi denominado como um protoplaneta, ou seja, ficou apenas na fase inicial de desenvolvimento de desenvolvimento de um planeta.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo