História Hoje: asteroide Vesta foi descoberto há 215 anos
Quase planeta. Em 29 de março de 1807, o astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers descobriu um asteroide gigante enquanto procurava um novo planeta entre Marte e Júpiter. O corpo celeste foi batizado de Vesta, nome da deusa do fogo sagrado. A área do objeto era equivalente a duas vezes o território da Califórnia, nos Estados Unidos.
Antes dessa descoberta, em 1779, Olbers desenvolveu um novo método de calcular as órbitas dos cometas. Também descobriu o asteroide Pallas e cinco cometas durante suas investigações em Bremen, Alemanha.
Mais de dois séculos depois que o Vesta foi descoberto, a Nasa empreendeu uma missão com a sonda Dawn, de 16 de julho de 2011 até 5 de setembro de 2012, para colher informações sobre o asteroide pela primeira vez.
De acordo com os estudos realizados durante a missão, o Vesta se formou de 1 a 2 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar. A sonda fez imagens a uma distância de cerca de cinco mil quilômetros da superfície do asteroide. Acredita-se que o Vesta sofreu um impacto profundo e cerca de 6% de todos os meteoritos encontrados no Planeta Terra vem do que aconteceu com o Vesta.
Com um formato quase esférico, é quase considerado um planeta anão. Em artigos científicos publicados em 2012, o asteroide foi denominado como um protoplaneta, ou seja, ficou apenas na fase inicial de desenvolvimento de desenvolvimento de um planeta.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo