Acesso à internet cresceu na pandemia, mas não garantiu qualidade

Pesquisa aponta desigualdade no acesso à internet

Publicado em 05/04/2022 - 16:15 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Durante a pandemia de covid-19, o distanciamento social gerou a necessidade de realizar atividades importantes de forma online. O acesso da população aumentou para lazer, teletrabalho, educação, e serviços de saúde. Mas isso não garantiu qualidade no uso, para algumas pessoas. É o que aponta a pesquisa lançada nesta terça-feira (5) pelo Cetic.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O levantamento mostra, por exemplo, que quase 70% das pessoas que trabalham como motoristas ou entregadores de aplicativos enfrentam “dificuldade para trabalhar” devido à má qualidade na conexão. De acordo com os pesquisadores, esse é somente um dos pontos que escancaram a desigualdade no acesso à internet e a equipamentos no país.

Durante a pandemia, o lazer também acabou ganhando adesão online. Quase 90% dos entrevistados assistiram a filmes ou séries online e 86% ouviram músicas via internet. Também subiu de 29% para 43% a taxa de pessoas que pagaram por serviços de filmes e séries. Fabio Senne, coordenador de pesquisas do Cetic, explica que o pagamento por esses serviços de streaming aumentou em relação ao período pré-pandemia, mas que isso reflete a desigualdade entre as classes sociais.

O analista administrativo Hugo Silva conta que, com a pandemia, precisou se reinventar pra facilitar a vida com atividades que, antes, eram presenciais. Hoje, ele diz que utiliza a internet pra realizar muitas atividades, incluindo lazer e trabalho.

Ainda na pandemia, 80% das pessoas que trabalhavam remotamente faziam isso por conta do distanciamento social. Outro ponto que chama atenção é sobre o Pix, que foi utilizado para pagar as compras por 72% dos consumidores online.

O pesquisador Fabio Senne ainda destaca que o acesso dos mais pobres melhorou nas atividades que demandam qualidade de conexão e bons equipamentos, como educação e teletrabalho. No entanto, a qualidade de aproveitamento dessas atividades ainda é desigual.

Em relação ao ensino remoto, os patamares foram considerados elevados, como observado em 2020. Com a suspensão das aulas presenciais, 46% dos usuários de internet assistiram aulas via celular. Essa ferramenta foi a mais utilizada pelos estudantes das classes D e E. Já entre os das classes A e B, com mais renda, o uso do computador foi a preferência. O celular ainda é o principal dispositivo de acesso à internet no Brasil, chegando a 77% dos usuários.

A pesquisa está disponível no site cetic.br.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo