Acesso à internet cresceu na pandemia, mas não garantiu qualidade

Pesquisa aponta desigualdade no acesso à internet

Publicado em 05/04/2022 - 16:15 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Durante a pandemia de covid-19, o distanciamento social gerou a necessidade de realizar atividades importantes de forma online. O acesso da população aumentou para lazer, teletrabalho, educação, e serviços de saúde. Mas isso não garantiu qualidade no uso, para algumas pessoas. É o que aponta a pesquisa lançada nesta terça-feira (5) pelo Cetic.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

O levantamento mostra, por exemplo, que quase 70% das pessoas que trabalham como motoristas ou entregadores de aplicativos enfrentam “dificuldade para trabalhar” devido à má qualidade na conexão. De acordo com os pesquisadores, esse é somente um dos pontos que escancaram a desigualdade no acesso à internet e a equipamentos no país.

Durante a pandemia, o lazer também acabou ganhando adesão online. Quase 90% dos entrevistados assistiram a filmes ou séries online e 86% ouviram músicas via internet. Também subiu de 29% para 43% a taxa de pessoas que pagaram por serviços de filmes e séries. Fabio Senne, coordenador de pesquisas do Cetic, explica que o pagamento por esses serviços de streaming aumentou em relação ao período pré-pandemia, mas que isso reflete a desigualdade entre as classes sociais.

O analista administrativo Hugo Silva conta que, com a pandemia, precisou se reinventar pra facilitar a vida com atividades que, antes, eram presenciais. Hoje, ele diz que utiliza a internet pra realizar muitas atividades, incluindo lazer e trabalho.

Ainda na pandemia, 80% das pessoas que trabalhavam remotamente faziam isso por conta do distanciamento social. Outro ponto que chama atenção é sobre o Pix, que foi utilizado para pagar as compras por 72% dos consumidores online.

O pesquisador Fabio Senne ainda destaca que o acesso dos mais pobres melhorou nas atividades que demandam qualidade de conexão e bons equipamentos, como educação e teletrabalho. No entanto, a qualidade de aproveitamento dessas atividades ainda é desigual.

Em relação ao ensino remoto, os patamares foram considerados elevados, como observado em 2020. Com a suspensão das aulas presenciais, 46% dos usuários de internet assistiram aulas via celular. Essa ferramenta foi a mais utilizada pelos estudantes das classes D e E. Já entre os das classes A e B, com mais renda, o uso do computador foi a preferência. O celular ainda é o principal dispositivo de acesso à internet no Brasil, chegando a 77% dos usuários.

A pesquisa está disponível no site cetic.br.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo