Cem anos do rádio no Brasil: saiba quem foi o padre Landell

Publicado em 31/05/2022 - 06:30 Por Gabriella Castro*, da Radioagência Nacional - Brasília

A 100 dias do centenário da primeira transmissão oficial de rádio, é tempo de lembrar que essa invenção teve um precursor brasileiro e que era padre.

Antes, é preciso recordar que no fim do século 19, o mundo vivenciava os primeiros experimentos da comunicação sem fio. Enquanto na Europa, testes feitos por Guglielmo Marconi contavam com incentivo inglês, um brasileiro, sem incentivos e reconhecimento, se tornava o precursor da radiodifusão.

Roberto Landell de Moura, o padre Landell, foi o primeiro a transmitir a voz por comunicação sem fio no mundo, em 1899. Em 9 de março de 1901, ele viria a patentear o que chamou de “aparelho de transmissão fonética a distância sem fio”. O biógrafo Hamilton de Almeida, que estudou a vida do padre que fez história na comunicação, conta que a transmissão aconteceu próximo à Avenida Paulista.

Landell de Moura nasceu em 1861, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na adolescência, mudou com a família para o Rio de Janeiro. Na então capital do país, ele estudou na Escola Politécnica. Com apenas 16 anos, em 1877, conseguiu criar um telefone com fio apenas um ano depois da invenção do aparelho por Graham Bell.

Aos 18 anos, foi para Roma a convite do irmão para se tornar padre. Lá ficou oito anos e continuou os estudos científicos. 

Mas, ao voltar para o Brasil, sua paixão pela ciência e pela religião não seria bem vista pelos fiéis.

Landell foi ainda visionário em outro meio de comunicação. Em 1913, ele criou o termo “televisão” e chegou a projetar o aparelho, mas não desenvolveu. 

Há registros de uma petição, feita em 1906 pelo cientista, que pediu ajuda do governo de São Paulo para um projeto de industrialização do rádio. No entanto, o pedido foi arquivado. Landell de Moura morreu em 1928 sem reconhecimento. Os escritos do inventor se encontram preservados no Memorial Landell de Moura, na cidade de Porto Alegre, onde ele nasceu.

* Estagiária com supervisão de Luiz Claudio Ferreira
 

Edição: Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Educação

Começa na segunda-feira prazo para pedir isenção no Enem

Começa, nesta segunda-feira (15), o prazo para pedido de isenção da inscrição do Enem 2024.

A solicitação para fazer a prova de graça vai até 26 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo