Cem anos do rádio no Brasil: saiba quem foi o padre Landell

Publicado em 31/05/2022 - 06:30 Por Gabriella Castro*, da Radioagência Nacional - Brasília

A 100 dias do centenário da primeira transmissão oficial de rádio, é tempo de lembrar que essa invenção teve um precursor brasileiro e que era padre.

Antes, é preciso recordar que no fim do século 19, o mundo vivenciava os primeiros experimentos da comunicação sem fio. Enquanto na Europa, testes feitos por Guglielmo Marconi contavam com incentivo inglês, um brasileiro, sem incentivos e reconhecimento, se tornava o precursor da radiodifusão.

Roberto Landell de Moura, o padre Landell, foi o primeiro a transmitir a voz por comunicação sem fio no mundo, em 1899. Em 9 de março de 1901, ele viria a patentear o que chamou de “aparelho de transmissão fonética a distância sem fio”. O biógrafo Hamilton de Almeida, que estudou a vida do padre que fez história na comunicação, conta que a transmissão aconteceu próximo à Avenida Paulista.

Landell de Moura nasceu em 1861, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na adolescência, mudou com a família para o Rio de Janeiro. Na então capital do país, ele estudou na Escola Politécnica. Com apenas 16 anos, em 1877, conseguiu criar um telefone com fio apenas um ano depois da invenção do aparelho por Graham Bell.

Aos 18 anos, foi para Roma a convite do irmão para se tornar padre. Lá ficou oito anos e continuou os estudos científicos. 

Mas, ao voltar para o Brasil, sua paixão pela ciência e pela religião não seria bem vista pelos fiéis.

Landell foi ainda visionário em outro meio de comunicação. Em 1913, ele criou o termo “televisão” e chegou a projetar o aparelho, mas não desenvolveu. 

Há registros de uma petição, feita em 1906 pelo cientista, que pediu ajuda do governo de São Paulo para um projeto de industrialização do rádio. No entanto, o pedido foi arquivado. Landell de Moura morreu em 1928 sem reconhecimento. Os escritos do inventor se encontram preservados no Memorial Landell de Moura, na cidade de Porto Alegre, onde ele nasceu.

* Estagiária com supervisão de Luiz Claudio Ferreira
 

Edição: Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Segurança

PF e Antidrogas do Paraguai destroem 800 toneladas de maconha

Mais de 800 toneladas de maconha foram destruídas pela Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. As entidades trabalham juntas no combate às plantações da droga no país vizinho por meio da operação Nova Aliança, que já teve 43 fases.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF busca anular concessão de blocos de petróleo na Amazônia

O Ministério Público Federal quer anular a concessão de quatro blocos de exploração de petróleo e gás no Estado do Amazonas e entrou com uma ação pedindo que o leilão perca efeito.

Baixar arquivo
Justiça

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado

Um pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento. A tese do relator, ministro Gilmar Mendes, é a de que o político - que tem o foro privilegiado - continue sendo julgado pelo STF pelos crimes praticados durante o mandato ou que tenham relação com ele mesmo depois da saída do cargo.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 9 o número de mortos em tombamento de ônibus na BR-101

Chega a nove o número de vítimas fatais no tombamento de um ônibus de turismo, na rodovia BR-101, no sul da Bahia.

Baixar arquivo
Economia

Volume de serviços recua 0,9% após três meses de alta

Quatro das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram queda, entre elas, serviços de aluguel de máquinas e informação e comunicação. Apenas os serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.

Baixar arquivo
Geral

Petrobras vai recorrer contra suspensão de conselheiro

O Conselheiro Pietro Adamo Sampaio Mendes foi suspenso provisoriamente nessa quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo depois de ser nomeado para o cargo pelo governo federal.

Baixar arquivo