Jardim Botânico do RJ passará por reforma de estufas

Publicado em 13/05/2022 - 09:20 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai investir R$ 373,5 mil na construção e reforma de três estufas que abrigam parte da sua coleção científica. O herbário vai ganhar uma nova estufa de secagem de plantas. Já o bromeliário terá o telhado restaurado, e a estufa de plantas insetívoras passará por melhorias.

As obras já foram licitadas e as restaurações começam em breve. No último dia 1º, depois de a estufa de vidro passar por reforma, o Orquidário foi reaberto à visitação pública.

O herbário do Jardim Botânico está entre os cem maiores do mundo e serve de referência para os estudos científicos em botânica. Possui um valioso acervo de 850 mil amostras de plantas, desidratadas, registradas e catalogadas e armazenadas em condições especiais que reúnem informações de extrema importância sobre a biodiversidade mundial. As amostras são trazidas do campo e desidratadas em estufas de ar quente. A coleção conta com amostras de diversas partes do mundo e, principalmente, de todo o território nacional.

O Jardim Botânico do Rio também abriga cerca de 15 mil espécies de bromélias, distribuídas em duas grandes estufas e canteiros no arboreto, tendo 530 espécies de diversas formações brasileiras vindas da Amazônia, Mata Atlântica, restingas, caatingas, além de exemplares da América do Sul e Central.

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo