Jardim Botânico do RJ passará por reforma de estufas

Publicado em 13/05/2022 - 09:20 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai investir R$ 373,5 mil na construção e reforma de três estufas que abrigam parte da sua coleção científica. O herbário vai ganhar uma nova estufa de secagem de plantas. Já o bromeliário terá o telhado restaurado, e a estufa de plantas insetívoras passará por melhorias.

As obras já foram licitadas e as restaurações começam em breve. No último dia 1º, depois de a estufa de vidro passar por reforma, o Orquidário foi reaberto à visitação pública.

O herbário do Jardim Botânico está entre os cem maiores do mundo e serve de referência para os estudos científicos em botânica. Possui um valioso acervo de 850 mil amostras de plantas, desidratadas, registradas e catalogadas e armazenadas em condições especiais que reúnem informações de extrema importância sobre a biodiversidade mundial. As amostras são trazidas do campo e desidratadas em estufas de ar quente. A coleção conta com amostras de diversas partes do mundo e, principalmente, de todo o território nacional.

O Jardim Botânico do Rio também abriga cerca de 15 mil espécies de bromélias, distribuídas em duas grandes estufas e canteiros no arboreto, tendo 530 espécies de diversas formações brasileiras vindas da Amazônia, Mata Atlântica, restingas, caatingas, além de exemplares da América do Sul e Central.

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo