Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Publicado em 23/05/2022 - 19:08 Por Márcia Bueno - Repórter da Rádio Inconfidência - Minas Gerais

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG, vinculados ao Laboratório de Genética Celular e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas.

O trabalho conduzido pela bióloga Bárbara Cordeiro e orientado pelo coordenador do laboratório Vasco Azevedo já ganhou um prêmio do programa de pós-graduação em inovação tecnológica da UFMG no ano passado, está indicado ao prêmio CAPES de teses e ao grande prêmio UFMG de teses para este ano.

Segundo o professor Vasco Azevedo, só quem tem a colite ulcerativa sabe a importância desse tipo de ajuda.

De acordo com o pesquisador, os testes do queijo ricota funcional foram feitos em camundongos e o estudo não pôde ser ampliado para a fase em humanos por falta de financiamento. Agora a intenção é conseguir a parceria de uma empresa que viabilize o produto e permita o acompanhamento dos resultados.

Ainda segundo o coordenador do Laboratório de Genética Celular e Molecular da UFMG, apesar de não ter sido testado em humanos, o queijo ricota enriquecido com bactéria probiótica já tem segurança comprovada para o consumo.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Embrapa lança máquina para auxiliar quebradeiras de coco de babaçu

A tecnologia recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e auxilia o trabalho ancestral de mulheres que tiram do babaçu o sustento e a qualidade de vida para várias gerações. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra 16 casos de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde também investiga outros dez casos suspeitos, enquanto 23 foram descartados.

Baixar arquivo
Geral

Quinze cidades no Norte e Nordeste estão em estado de emergência

Inundações é a causa do estado de emergência no Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina. Já na Bahia e no Rio Grande do Norte o motivo é a estiagem. 

Baixar arquivo
Geral

Temporada de cruzeiros no Brasil será retomada no final outubro

A temporada de cruzeiros 2022/2023 dever ser a maior dos últimos 10 anos, prevê a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. 

Baixar arquivo
Economia

Procon do Rio fiscaliza postos de combustíveis após redução do ICMS

Fiscais do órgão iniciaram uma fiscalização em postos de todo o estado para garantir o cumprimento do decreto do governo, que reduz de 34% para 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, em 1943, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

Baixar arquivo