Estudo revela quais insumos da amazônia são mais pesquisados no país

Publicado em 17/08/2022 - 18:20 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Açaí, tucumã e buriti. Esses são os insumos da Amazônia que mais apareceram em pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos por instituições de pesquisa brasileiras sobre matérias-primas da região.

A pesquisa foi feita pela World-Transforming Technologies, que mapeou mais de mil artigos científicos publicados entre 2017 e 2021.

A Embrapa é uma das instituições com mais trabalhos na área. Ana Claudia Lira Guedes, pesquisadora do núcleo de recursos florestais da Embrapa Amapá, conta o foco dos estudos da empresa no estado.

Um dos insumos mais exportados no estado é o “cipó-titica”, uma fibra natural encontrada na copa de árvores da floresta amazônica e que tem um grande potencial econômico para a comunidade local. Como conta a pesquisadora Ana Claudia Lira.

Além do açaí, tucumã e buriti, também são muito estudadas as matérias-primas: piper, aniba, castanha do brasil, andiroba, cupuaçu, guaraná e bacaba. A aplicação desses produtos pode ser feita em diversas atividades, como fabricação de tecidos, artesanato, fios e redes de pesca, material para construções sustentáveis e filmes biodegradáveis.

*Com supervisão de Jacson Segundo. 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo