Em São Paulo, matemáticos e estatísticos desenvolveram uma plataforma para ajudar a detectar notícias falsas, as fake news.
A ferramenta combina modelos estatísticos e inteligência artificial para analisar as palavras presentes em frases, textos inteiros ou links.
Depois de fazer os cruzamentos, a plataforma classifica a informação em cinco níveis diferentes: verdadeira, possivelmente verdadeira, neutra, possivelmente falsa e falsa.
A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Cemai, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria na USP de São Carlos. A base são modelos matemáticos que avaliam a relação criada entre as palavras e, dessa forma, apontar as probabilidades de veracidade da notícia.
O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da universidade, Francisco Louzada Neto. diz que a proposta de um modelo matemático para descobrir fake news surgiu das aulas de probabilidade estatística do mestrado profissional do departamento.
Para consultar se a notícia é verdadeira ou falsa basta acessar o site fakenewsbr.com, copiar e colar a informação no local indicado e clicar em verificar. fakenewsbr.com.br.
Por enquanto o trabalho ainda está em caráter experimental e nem todo o conteúdo consegue ser mapeado pela ferramenta, especialmente textos mais curtos.
Mas os pesquisadores garantem que quanto mais notícias forem analisadas, aumenta a capacidade de triagem de conteúdo da plataforma. Isso acontece em função das técnicas de aprendizado de máquina, um dos ramos da inteligência artificial.
Na preparação da plataforma foram analisadas mais de 100 mil notícias em textos para treinar a ferramenta.