Matemáticos e estatísticos criam plataforma contra notícias falsas

Publicado em 25/10/2022 - 20:18 Por Eliane Gonçalves, da Radioagência Nacional - São Paulo

 Em São Paulo, matemáticos e estatísticos desenvolveram uma plataforma para ajudar a detectar notícias falsas, as fake news.

A ferramenta combina modelos estatísticos e inteligência artificial para analisar as palavras presentes em frases, textos inteiros ou links.

Depois de fazer os cruzamentos, a plataforma classifica a informação em cinco níveis diferentes: verdadeira, possivelmente verdadeira, neutra, possivelmente falsa e falsa.

A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Cemai, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria na USP de São Carlos. A base são modelos matemáticos que avaliam a relação criada entre as palavras e, dessa forma, apontar as probabilidades de veracidade da notícia. 

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da universidade, Francisco Louzada Neto. diz que a proposta de um modelo matemático para descobrir fake news surgiu das aulas de probabilidade estatística do mestrado profissional do departamento. 

Para consultar se a notícia é verdadeira ou falsa basta acessar o site fakenewsbr.com, copiar e colar a informação no local indicado e clicar em verificar. fakenewsbr.com.br. 

Por enquanto o trabalho ainda está em caráter experimental e nem todo o conteúdo consegue ser mapeado pela ferramenta, especialmente textos mais curtos. 

Mas os pesquisadores garantem que quanto mais notícias forem analisadas, aumenta a capacidade de triagem de conteúdo da plataforma. Isso acontece em função das técnicas de aprendizado de máquina, um dos ramos da inteligência artificial.

Na preparação da plataforma foram analisadas mais de 100 mil notícias em textos para treinar a ferramenta.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Cerca de 4 mil mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção ao HPV

Foram analisados cinco tipos de câncer: orofaringe, ânus e canal anal, vagina, vulva e pênis. Sem contar os 17 mil casos estimados anualmente de câncer do colo do útero, tipo mais frequente associado ao vírus.

Baixar arquivo
Política

Comissão Mista de Orçamento aprova Plano Plurianual 2024-2027

No projeto enviado pelo governo, R$ 13 trilhões foram distribuídos em 88 programas sociais, econômicos e institucionais. Agora, a proposta aprovada na comissão precisa ser analisada pelo Plenário do Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva anuncia acordos entre Brasil e Alemanha na área ambiental

Alemanha prevê investir meio bilhão de reais para projetos ambientais nos próximos 2 anos.

Baixar arquivo
Geral

Na COP 28, Guajajara cita povos indígenas como "parte da solução"

 Sônia Guajajara chefia a delegação brasileira na COP 28 desde o último domingo, com a ida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para Berlim, na Alemanha.

Baixar arquivo
Geral

STF decide que não há vínculo trabalhista entre motorista e aplicativo

Não existe vínculo trabalhista entre motoristas e empresas de aplicativo de transporte. A decisão desta terça-feira foi da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Os ministros da Suprema Corte analisaram uma ação da plataforma Cabify que encerrou as atividades no Brasil em 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Jornalistas e veículos da EBC são condecorados em Prêmio Einstein

A Agência Brasil foi eleita a agência de notícias mais admirada pelo Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Dois jornalistas da agência também foram premiados na mesma cerimônia: Vinícius Lisboa e Paula Laboissière.

Baixar arquivo