Lula critica privatizações

Publicado em 27/08/2024 - 15:51 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula voltou a criticar privatizações e defendeu que algumas atividades são dever do estado. Ele falou após uma visita ao Cope-P, Centro de Operações Espaciais Principal da Telebrás, em Brasília, nesta terça-feira (27).

O presidente ainda criticou a privatização de empresas como Vale, Sabesp e Eletrobras, que ele considera estratégicas para o país.

A Telebrás é uma das empresas que estava do programa de privatizações, mas foi retirada pelo atual governo no ano passado. Lula disse que a estatal permite que o Brasil possa debater inteligência artificial sem ficar subordinado a outros países.

Durante a visita à Telebrás, o presidente acompanhou a assinatura de contrato para a empresa conectar 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Cope-P é um conjunto de prédios de onde é operado o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas. O equipamento brasileiro cobre todo o território nacional tanto para fins militares, quanto para disponibilizar internet em programas de inclusão digital.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

BC aumenta Selic em 0,25% e juros passam para 10,75% ao ano

Entre as justificativas para medida, tomada por unanimidade pelos diretores do Banco Central, estão as estimativas de aumento dos preços ao consumidor e pressões no mercado de trabalho.

Baixar arquivo
Economia

Com seca que atinge Manaus - AM empresas de navegação aumentam preços

Hoje, o nível do Rio Negro em Manaus registrou a marca de 15,53 metros, nível acima de 2 metros quando foi registrado a maior seca, em 16 de outubro do ano passado, com 13,59 metros.

Baixar arquivo
Economia

Nova Lei Geral do Turismo prevê incentivo à aviação

A lei prevê que 30% recursos Fundo Nacional de Aviação Civil sejam usados para ações relacionadas ao incremento do turismo pela aviação.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova flexibilização de regras de licitação em caso calamidade

A nova lei criou regras excepcionais para licitações devido as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, mas podem valer para qualquer situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal ou pelos estados.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras chega a um milhão de acionistas individuais na bolsa

Segundo a estatal, a marca é inédita e, em cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que têm ações da companhia.

Baixar arquivo
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo