STF retoma julgamento sobre revista íntima nesta quarta
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O julgamento que trata da legalidade da revista íntima para entrada de visitantes em presídios e da validade das provas eventualmente obtidas por meio desse procedimento será retomado na quarta-feira, 12, no Supremo Tribunal Federal.
A revista íntima é um método em que o visitante tira a roupa ou parte dela e tem suas cavidades corporais inspecionadas, como ânus ou vagina.
Apenas os votos do relator, ministro Edson Fachin, e do ministro Alexandre de Moraes foram apresentados até o momento.
O relator é contrário às revistas íntimas. Fachin considera a prática vexatória, ilegal e que viola a dignidade humana.
Já o ministro Alexandre de Moraes apresentou voto divergente. Moraes considera que a revista íntima, por si só, não é ilegal e deve ser feita em situações excepcionais.
As posições dos demais ministros serão apresentadas na retomada do julgamento, nesta quarta-feira (12).
O entendimento que prevalecer no Supremo deverá ser aplicado em todos os casos semelhantes na Justiça.
*Com locução de José Carlos Andrade
![nuzeee/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada. Foto: nuzeee/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil chuva em São Paulo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Sumaia Villela/Agência Brasil Penitenciária Estadual de Alcaçuz](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do presidente do Senado Davi Alcolumbre e ministros de estado, participam da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo prefeitos, prefeitas, gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Alexandre Meneghini/Proibida reprodução Ilustração de aposta online em celular
19/9/2024 REUTERS/Alexandre Meneghini](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)