Motta promete movimentar PEC que permite parcelar débito de municípios
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasília (DF), 11/02/2025 - Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do presidente do Senado Davi Alcolumbre e ministros de estado, participam da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo prefeitos, prefeitas, gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
No encontro dos novos prefeitos e prefeitas, os presidentes da Câmara e do Senado foram bem claros em dizer que o Congresso está aberto a ouvir as demandas dos municípios e a trabalhar em prol do pacto federativo.
Hugo Motta, da Câmara, ainda prometeu dar andamento à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que abre novo prazo para parcelamento de débitos dos municípios.
Já Davi Alcolumbre, do Senado, citou a questão orçamentária, mas reforçou a necessidade de controle das emendas. E ainda complementou: o controle da execução dos recursos sempre seguiu critérios técnicos. Critérios esses, segundo ele, que podem passar por aperfeiçoamento, se necessário.
Demandas dos municípios pela manhã e do governo federal à tarde. É que, o presidente do Senado recebe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a lista de projetos prioritários do governo no Congresso para este ano.
Na semana passada, Haddad já havia feito o mesmo com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Levou uma lista com 25 projetos. Parte já tramita na Casa e parte será encaminhada, como o que prevê a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A conclusão da regulamentação da Reforma Tributária e a regulamentação das big techs também estão na lista.
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)