Pesquisa da UFRJ desenvolve bioplástico a partir de alimentos

Publicado em 10/08/2024 - 08:00 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores brasileiros desenvolveram bioplásticos que se degradam rapidamente quando compostados ou mesmo no ambiente. A pesquisa teve dois artigos publicados recentes em uma revista científica internacional pela sua característica inovadora, já que ele é feito de partículas encapsuladas de alimentos funcionais, como explica a pesquisadora coordenadora do estudo, a professora do Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Inês Bruno Tavares.

“Nós temos trabalhado com a chia, com oleaginosas e com farinhas, onde extraímos os bioativos, que são os ômegas. Que tem um poder antioxidante muito grande. É por isso que as pessoas tomam as cápsulas pra evitar o Alzheimer, por exemplo”.

De acordo com a pesquisadora, os bioplásticos, ao contrário dos plásticos sintéticos, não deixam resíduos que poluem o meio ambiente, prejudicando a vida nos oceanos e até mesmo a saúde humana.

“Quando ele é um polímero biodegradável, ele é um alimento para os microorganismos. São compostos oxigenados, o que facilita para o microorganismo se alimentar, diferente dos polímeros sintéticos”.

O plástico é composto por polímeros, que são grandes moléculas. Inês Tavares explica que para serem decompostas no meio ambiente, essas moléculas são fragmentadas em partículas menores, chamadas microplástico. Os microplásticos estão no ar, na água, e acabam sendo absorvidos por plantas, ingeridos por animais e pelo ser humano, podendo causar alergias e danos à saúde.

A poluição por plástico é um dos grandes desafios da atualidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Em todo o mundo, um milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto e cerca de cinco trilhões de sacolas plásticas são usadas todos os anos. Metade de todo o plástico produzido é utilizado apenas uma vez e descartado.

De acordo com o estudo, o bioplástico desenvolvido pretende colaborar com o aumento do uso de plástico biodegradável, para minimizar o uso de polímeros sintéticos. Ao contrário dos polímeros sintéticos, o bioplástico não pode ser reciclado.

A pesquisa é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, está em processo de patenteamento. A equipe também busca empresas interessadas em produzir os bioplásticos.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Política

Lula vai aos EUA para participar da Assembleia Geral da ONU

Neste ano, o tema central da Assembleia Geral da ONU é “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. 

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa no dia 22 de setembro; o que esperar para a estação?

Meteorologista diz que, em 2024, a primavera deve ser um pouco mais chuvosa que no ano passado, mas dentro da normalidade, já que, em 2023, as chuvas atrasaram por conta do El Niño.

Baixar arquivo
Geral

TSE esclarece que comprovante de voto não vale como prova de vida

Tribunal Superior Eleitoral e o INSS alertam para fake news - que circula desde a eleição de 2022 - sobre documentos para prova de vida exigidos para aposentados e pensionistas do INSS. 

Baixar arquivo
Saúde

Guia de prevenção ao suicídio é lançado por OPAS e Ministério da Saúde

Foi lançada, nessa quinta-feira, a primeira versão em português do Viver a Vida (guia de implementação para a prevenção do suicídio nos países), do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Baixar arquivo
Cultura

Caruru dos Sete Meninos ganha título de patrimônio imaterial da Bahia

O título foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e o registro deve ser publicado no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro, quando se comemora o Dia de São Cosme e Damião.

Baixar arquivo
Geral

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste concentram 20% das queimadas

Esses municípios estão no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. 

Baixar arquivo