Voto é obrigatório para os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos

Publicado em 07/08/2014 - 14:32 Por Juliana Russomano - Brasília

Para os adolescentes de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos o voto é facultativo no Brasil. Mas, essa obrigatoriedade é para que o eleitor compareça ao local de votação, ou justifique a ausência. O eleitor é livre para escolher qualquer candidato ou ainda não votar em ninguém. Neste caso, ele deve optar pelo voto branco ou nulo. Mas, você sabe a diferença entre os dois? O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum candidato. O eleitor que deseja votar em branco deve pressionar a tecla branco na urna eletrônica e, em seguida, confirmar a opção. O voto nulo é a vontade do eleitor de não votar em ninguém e anular o voto. Para isso, ele deve digitar um número inexistente de candidato e depois a tecla confirma.

Antigamente, o voto branco era considerado válido pela Justiça Eleitoral e favorecia o candidato com mais votos, era tido como um voto de conformismo. Já o voto nulo era um voto de protesto e considerado inválido na contagem de votos. Hoje tanto os votos nulos quanto os brancos são considerados inválidos e não entram na contagem de votos para a escolha de presidente, governadores e senadores. Já para os cargos proporcionais, ou seja, deputados federais, estaduais e distritais, os votos nulos e brancos interferem no resultado das eleições. Isto porque quanto maior a quantidade de votos nulos e brancos, menor será o quociente eleitoral que define a quantidade de vagas preenchidas por cada partido nas casas legislativas.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio: Brasil pega Egito nas quartas de final no futebol masculino

A liderança do Grupo D ficou definida após o Brasil vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 no Estádio de Saitama, na cidade de Saitama. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde diz que adolescentes serão vacinados

A previsão é que esses jovens comecem a ser vacinados em setembro com a aplicação de todas as primeiras doses em pessoas com mais de 18 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei masculino: Brasil perde para o Comitê Russo

Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

Baixar arquivo